Maria Ângela Abras Vianna (1928), é bailarina, professora, coreógrafa, pesquisadora. Teve sua formação acadêmica e artística em ballet clássico (Ballet de Minas Gerais, com o prof. Carlos Leite); em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, e Música com o Maestro Francisco Masferrer.

  • Com Klauss fundou a Escola de Dança Klauss Vianna (onde inicia seu trabalho pedagógico com a dança) e o Balé Klauss Vianna, onde era solista em peças coreografadas por Klauss, sempre em busca de um balé com características brasileiras.

  • Mudam-se para a Bahia em 1964 a convite de Rolf Gelewski, para implementar a dança clássica no curso de Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 1º curso de nível superior em dança no Brasil. Angel atua também no Grupo Juventude Dança, dirigido por Rolf Gelewski.

  • Mudam-se para o Rio de Janeiro, em 1965, trabalhando na televisão e na escola da bailarina Tatiana Leskova, onde ensina expressão corporal para adultos. Em 1966, dança o balé Giselle no corpo de baile da Companhia de Dalal Achcar, que acompanha os bailarinos Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev.

  • Cria o Grupo Teatro do Movimento), monta coreografias e faz preparações corporais para espetáculos de dança e teatro, como "As Relações Naturais" (1969) e "Terreno Baldio" (1981), entre outros.

  • Em 1975 cria o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação,  junto com Klauss Vianna e Thereza D’Aquino

  • Em 1983 junto com Rainer Vianna e Neide Neves abre o Centro de Estudo do Movimento e Artes – Espaço Novo, que mais tarde se torna a Escola Angel Vianna.

  • Cria o Núcleo Coreográfico Teatro do Movimento no qual estão integrados: STACCATO Cia. de Dança, Direção de Paulo Caldas; Cia. RATAME TANZ, Direção do Alexandre Franco e TRUPE DO PASSO, Direção Duda Maia, Rio de Janeiro, de 1995 aos dias atuais.

  • Em 1999, recebe a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, da Presidência da República do Brasil.

Na área de educação de ensino superior exerceu as seguintes atividades:

 

  • Professora do corpo docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (1963 – 1964).

  • Titular da Cadeira de Expressão Corporal do Curso em Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música.

  • Titular da Cadeira de Expressão Corporal (Educação Física) do Curso de Educação Artística com habilitação em Música.

  • Professora da disciplina Educação Artística/Expressão Corporal do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Educação – promoção do Governo do Amapá em convênio com o Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/Fundação Getúlio Vargas.

  • Professora de Conscientização do Movimento para o Curso de Especialização Lato Sensu em Teoria Literária e Teoria e Prática do Teatro, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em sua carreira artística e de sólida formação Angel participa e organiza Congressos, Seminários, Reuniões e outros eventos; participa de Comitês Artísticos, Científicos, Culturais, Júris e outros no Brasil e no Exterior. Recebe com grande freqüência merecidos prêmios, condecorações

e  homenagens.

Neste sentido cabe registrar o importante título recebido em 1999 Angel Vianna do Exmo. Sr.Presidente Fernando Henrique Cardoso — “Diploma de Admissão na Ordem do Mérito da Cultura, na Classe de Cavaleiro, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira.

Angel é por todos os motivos a Grande Dama da Dança Nacional, a responsável por um celeiro formador de profissionais com intensa participação na dança, no teatro e em atividades educativas e culturais.

Angel Vianna
Foto: André Seiti

Angel Vianna é referência na área da dança e da pesquisa corporal oferecendo uma formação continuada, com grande procura de profissionais da área (bailarinos, coreógrafos e professores de dança)

que necessitavam uma formação em nível superior.

Os cursos de graduação mantêm as qualidades incentivadas por Angel,

que são: singularidade, criatividade e constante elaboração intelectual

da construção artística, e têm um foco interdisciplinar sobre a dança, oferecendo aulas de anatomia em conjunto às aulas de expressão corporal, e aulas de técnicas de dança que respeitavam a singularidade corporal de cada aluno.

Suas contribuições artísticas e acadêmicas, construídas a partir da sistematização e difusão do método de conscientização do movimento

e jogos corporais, refletem-se tanto na formação de bailarinos, atores

e companhias de dança contemporânea reconhecidos nacional e internacionalmente, quanto em processos de reabilitação física e mental colocados em prática por preparadores corporais em escolas e em

diversas instituições terapêuticas e beneficentes do Brasil.

Sua formação projetou várias companhias de dança contemporânea na cidade do Rio de Janeiro, tais como: Márcia Rubin Companhia de Dança, Esther Weitzman Companhia de Dança, RaTame Tanz de Alexandre Franco, Paulo Mantuano Cia de Dança, Henrique Schuller Cia Tabula

Rasa, Dupla de Dança Ikswalsinats de Frederico Paredes e Gustavo Ciríaco, Staccato Paulo Caldas, Pulsar Cia de Dança de Teresa Taquechel

e tantos outros.

" Gente é como nuvem. Sempre se transforma"

   Angel Vianna

  • Facebook
  • Instagram

Rua Jornalista Orlando Dantas, 2
Botafogo | Rio de Janeiro | 22231-010

 +55 (21) 25510099 | 2552-0139

982051842 

Curta e compartilhe!

​© 2018 desenvolvido por

Márcia Figueiredo

Angel Vianna