
Uma Luz para o Corpo Confinado
com José Geraldo
Aprofundar os estudos em iluminação com vistas a proporcionar uma experiência prática com os recursos disponíveis na casa do aluno.
Processo Coreográfico
com Dilo Paulo e Lenna Siqueira
A partir das técnicas Afrohouse, kuduro e outras práticas de dança presentes na nossa contemporaneidade, este curso busca incentivar, desenvolver e criar com os alunos, caminhos para um processo coreográfico, ligados a vivencia de cada um durante esse período de pandemia e o universo digital.


Neurociência e Educação Somática
com Paulo Mantuano
Promover o uso da relação teórico-prática e seus benefícios utilizando os conteúdos e conceitos da Neurociência associado às práticas de métodos e técnicas somáticas. As aulas serão divididas em 1h teórico-expositiva; 1h de prática e 30min de debate.
Corpo Vivo e Expressividade: o Trabalho de Angel Vianna
com Paulo Trajano
O objetivo deste curso de extensão é apresentar, fundamentalmente por meio de vivências práticas, alguns dos princípios da metodologia criada pela bailarina-pedagoga Angel Vianna: sistema articular, pele e visão.


Eutonia Expressiva
com Miriam Dascal
Curso baseado no método de Educação Somática da Eutonia Expressiva e no hibridismo de várias técnicas e linguagens das artes do corpo será desenvolvido em temas a partir da anatomia corporal focados na conscientização profunda do corpo e do movimento, estimulando a pesquisa pessoal , a criatividade e a presença corporal nas diferentes realidades corporais de gênero, idades, histórias e circunstâncias de vida dos participantes.
Movimento Autêntico
com Soraia Jorge e Guto Macedo
Esse curso tem o objetivo de introduzir a história do Movimento Autêntico (MA) no Brasil e suas origens nos Estados Unidos. Dar um panorama dessa abordagem e sua relevância no âmbito artístico, pedagógico, clinico, ecológico para os estudos práticos das somáticas dentro e fora das instituições acadêmicas, e dos cursos de formação de educação somática. A transversalidade do MA enquanto prática e metodologia de pesquisa do movimento vem sendo cada dia mais reconhecida.


Dançar: Improvisação e
Processos Coreográficos
com Ausonia Bernardes
Identificar métodos de Improvisação, enquanto mudanças de procedimentos que marcam a composição coreográfica, do balé às performances contemporâneas. Pesquisar a relação entre o improviso e a estruturação de partituras de movimento a partir das abordagens de Rolf Gelewski e de Richard Schechner, e suas aplicações na criação da dança e performances cênicas.
Preparação Corporal
para Bailarinos
com Karla Relvas
O foco deste curso é informar através da prática corporal, caminhos para maior estabilidade e força.


Cartografias Pandêmicas
e o Corpo no Isolamento
com Daphne Madeira
No atual momento pandêmico, com o mundo em plena transformação: como deixar em “brancas nuvens” essa nova experimentação do corpo? Então, pretendemos abordar alguns conceitos pertinentes para estimular a criação de composições artísticas em tempo “real” consonante com debates de alguns conceitos tais como: cartografia, tempo vazio e tempo cronológico, acontecimento, paradoxos, necropolítica etc. O curso tem o caráter teórico/prático e tem por objetivo desenvolver o trabalho de criação de cada aluno na prática da composição artística e na conceituação teórica ao frisar o atual momento de experimentação do corpo no isolamento.
