top of page
Traços no branco
4.png

TÉCNICA DE MARTHA GRAHAM com Andrea Raw

 

As aulas vão explorar os fundamentos da Técnica de Martha Graham, bem como os  desenvolvimentos mais elaborados e sofisticados deste riquíssimo trabalho, que através de um vocabulário corporal sólido e codificado, estabeleceu-se com prestígio mundial como uma poderosa ferramenta para se construir um bailarino e/ou qualquer indivíduo que deseje dominar as infinitas possibilidades de expressão do corpo humano. Entre os aspectos mais relevantes que compõem o trabalho, estão o reconhecimento e a aceitação da força da gravidade como elemento fundamental para a qualidade da movimentação e o uso da respiração, dos princípios de contração e expansão, bem como das forças de oposição que atuam no corpo - criando uma carga dramática no movimento que se origina no centro do corpo (sobretudo na região pélvica) e que se irradia para todo o ser.

 

Início: 18 de abril 2024

Informações/inscrição: 21 98391 7919

1.png

GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS com Regina Levi

 

Saber elaborar, orçar e organizar projetos, são elementos essenciais para inscrição em editais e leis, pedir apoios e patrocínios. Este curso de extensão visa atender a demanda cada vez maior do mercado que exige profissionais capacitados para enfrentar os desafios da realização e produção de projetos culturais e a relação entre criadores de cultura e produtores.

Objetivos:

 

Desenvolver competências necessárias para a elaboração de projetos, com foco em cultura:

  • Conceitos sobre Produção Cultural, visando promover a melhoria das práticas de agentes do universo da cultura na elaboração e gestão de projetos culturais, de modo a qualificar a demanda no setor cultural.

  • Introdução à formatação de projetos culturais

  • Elaboração de orçamento de projetos culturais

  • Introdução à captação de recursos para a viabilização de um projeto (na área de maior interesse da turma, sendo, social, cultural, esportiva...), com embasamento nas atuais políticas culturais e editais do Brasil, em especial no Rio de Janeiro.

Programa:

Serão abordadas as seguintes competências:

  • Histórico sobre Cultura e Produção Cultural;

  • Papel do Produtor Cultural = Definições de: perfil, nomenclatura, atribuições, áreas de trabalho e deveres;

  • Como escrever projetos, dentro da formatação de formulários;

  • Planejamento, marketing e organização, adequando ações aos diferentes tipos de eventos;

  • Infraestrutura e gerenciamento de equipes;

  • Organograma e Plano de Produção;

  • Organização e montagem de orçamentos;

  • Administração de recursos financeiros e materiais;

  • Montar projetos para apresentação em editais e a cliente;

  • Captação de recursos materiais e financeiros para a viabilização do evento;

  • Apresentação da legislação vigente (federal, estadual RJ e municipal RJ);

  • Exemplos práticos do cotidiano de acordo com as atividades propostas pelos discentes;

  • Análise pós-produção de eventos;

  • Relatório pós-evento;

  • Apresentação de conceitos teóricos e fontes bibliográficas.

 

Dia/Horário:

Todas as Terças de Março e Abril de 2024

  • Dias 05, 12, 19 e 26 de Março

  • Dias 02, 09, 16, 23, 30 de Abril, às 3af, das 19h às 21h

Público alvo:

 

Formado por gestores, produtores, artistas, técnicos, professores e estudantes do universo da cultura, e interessados na produção e na gestão de ações artísticas e na elaboração de projetos culturais para instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos dessa natureza.

 

Material individual fornecido ao aluno para acompanhamento do curso:

Será fornecida apostila resumo dado pela professora e certificado para 75% de presença

Investimento:

 

R$200,00 por mês ( R$400,00 total)

 

Emitiremos certificado

 

Descontos para:

  • alunos mestrandos da FAV

  • alunos graduação e pós da FAV

  • pagamento antecipado dos dois meses

Regina Levy:

 

Profissional com 30 anos de mercado cultural, Regina Levy é graduada em Comunicação e Relações Públicas, com pós em Marketing e mestranda pela FAV – Faculdade Angel Vianna, com projeto/livro sobre Produção Cultural. Passou por agências, empresas, ONG e consultorias até se fixar em 1997 como produtora independente de vários projetos culturais, nas áreas de artes cênicas, artes plásticas, humanidades e festivais.

É cocriadora e diretora de produção executiva de festivais próprios: “dança em foco - festival Internacional de Vídeo & Dança”, desde 2003; “PODfest – Festival de Poéticas Digitais”, “Dança Criança”, e produtora internacional do “Festival do Rio”, “Panorama de Dança”, entre outros. E atua como parecerista em diversos editais pelo país

Desde 2005 ministra cursos livres de produção em diversas instituições, como: UniverCidade, SENAC, Cinédia Cena Criativa, Criativa Social, Centro Coreográfico do RJ, Conservatório de Música, Casa Nuvem, Espaço Telezoom. CIETH, e, através da Funarte, em outros estados pelo Brasil. E foi selecionada no edital "Viva o Talento! Ação Educativa 2015", da SMC-RJ, para aulas de Produção, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian.

*Crédito na foto da Regina Levy
Instalação "Monólogo de Dois" de Celina Portella e Fernanda Más

Informações/inscrição: 21 98391 7919

CE Cibele Ribeiro.png

CORPO NO MUNDO: IMPROVISAÇÃO E SITE SPECIFIC com Cibele Ribeiro

A proposta se baseia na pesquisa pessoal da ministrante que investiga as interconexões entre abordagens somáticas, danças brasileiras e improvisação (composição instantânea) em dança contemporânea, além de uma noção cartográfica de espaço cênico que se utiliza da arquitetura local (site specific) em busca de experiências significativas de dança na atualidade.

 

OBJETIVO GERAL

- Fomentar processos de sensibilização, vivências sensoriais e perceptivas significativas;

- Estimular ampliação do repertório de movimentos e a noção de bailarino-criador;

- Oferecer suporte para desenvolvimento de aspectos técnicos, estéticos na dança;

- Proporcionar vivências criativas em espaços externos.

 

PERÍODO DO CURSO: de 06/05/2024 até 24/06/2024

 

DIA/HORÁRIO: Todas as segundas-feiras das 12h às 13h30

 

PRÉ-REQUISITOS: não há

 

PÚBLICO ALVO: Maiores de 16 anos, interessados em produção cultural, preferencialmente com alguma noção em qualquer modalidade artística.

 

NÚMERO DE VAGAS: 20

 

CARGA HORÁRIA: 12h (08 aulas de 1 hora e 30 minutos cada)

 

VALOR DO INVESTIMENTO: R$ 230,00/mês

 

Cibele Ribeiro

 Artista da dança independente: bailarina, improvisadora, coreógrafa, preparadora corporal, diretora, pesquisadora, educadora do movimento e produtora. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UNICAMP, Mestre em Artes Cênicas/Dança pela UFRN. Contemplada com os prêmios: Viva o Talento! (2023), Incentivo e Reconhecimento Cultural (2023), Cultura Presente (2021), Histórico de Realização em Dança - categoria coreógrafos e diretores (2020) e Trajetória Cultural (2020). Criou e dirigiu mais de 30 espetáculos, sendo 18 deles espetáculos de grupo. Possui produção intelectual publicada em sites acadêmicos e não acadêmicos e colabora como colunista no Portal MUD. Tem longa atuação na formação livre e profissionalizante em Dança, atuando em instituições como São Paulo Escola de Dança, SESC/SP, Oficinas Culturais, Programa Vocacional, Programa de Qualificação em Dança, dentre outros.

 

Informações/inscrição: 21 98391 7919

3.png

DANÇA BUTÔ E AS METAMORFOSES DO CORPO com Caio Picarelli

 

Através de reflexões e contatos com as Poéticas do fundador da Dança Butô, Tatsumi Hijikata, e seu principal colaborador, Kazuo Ôno, o curso promoverá uma imersão na prática da Dança Butô, observando seus impactos e relevâncias para a/o artista da cena na contemporaneidade. As experimentações visam expandir os sentidos de corpo para atingir um estado metamórfico de criação em alinhamento com a harmonia elemental taoísta em mergulhos com sensorialidades, processo de criação e composição em dança e investigação de conceitos como Metamorfose e o Corpo-Carne (Nikutai) qual propunha Hijikata.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

- Insurgência do Butô: Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno.

- Metamorfoses na Dança Butô.

- Cosmopercepções em Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno como elementos de criação.

- Criação de performatividades a partir das filosofias da carne.

 

 

DIA/HORÁRIO: Segundas-feiras de 18:30 às 21:00 (8 encontros)

 

 

PERÍODO DO CURSO: 13/05/2024 a 01/07/2024

 

 

CARGA HORÁRIA: 20 horas

 

Emitiremos Certificado

 

 

PÚBLICO ALVO: Artistas da Cena (Performance, dança, teatro, circo e demais manifestações), profissionais das ciências humanas, da saúde e toda pessoa maior de 18 anos interessada em Dança Butô.

 

 

PRÉ-REQUISITOS: Não há

 

 

NÚMERO DE VAGAS: 20

 

 

INVESTIMENTO: R$ 250,00/mês (Desconto para discentes e egressos FAV. Haverá concessão de bolsa parcial para pessoas autodeclaradas negras, indígenas, mães solo, transgêneres, travestis e baixa renda)

Caio Picarelli é Bailarino de Butô e artista-docente-pesquisador do Movimento. Doutorando e Mestre em Artes Cênicas (UNIRIO), Preparador Corporal e Licenciado em Dança (FAV/RJ) onde atualmente cursa também a formação em Especialista no Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento. Professor da Licenciatura em Artes Cênicas no Centro Universitário Celso Lisboa e Produtor Cultural convidado pela Faculdade Angel Vianna. É performer do coletivo artístico Performers sem Fronteiras sob direção de Dra.Tania Alice (UNIRIO) e Dr. Gilson Motta (UFRJ), é colaborador do Núcleo Experimental de Butô de São Paulo sob direção do Dr. Thiago Abel (PUC/SP) e atua também como Preparador Corporal e Diretor de Movimento no Rio de Janeiro. Seu trabalho é atravessado por experiências profissionais artísticas-pedagógicas com Angel Vianna (RJ); Marina Abramovic (Iuguslávia); Thiago Abel (SP); Yukio Waguri (Japão); Yoshito Ôno (Japão), entre outros.

 

 

Informações/inscrição: 21 98391 7919

Renata Versiani1.png

Curso de Extensão FAV - Movimentação Singular com Renata Versiani 

Pesquisa teórico/prática, desenvolvida e vivida por Renata Versiani ao longo de sua vida artística, em constante transformação e reflexão, tem como objetivo buscar o melhor processo de sensibilização e percepção do movimento para a construção da expressividade corporal do artista e da comunicação de sua obra. 

Dia/horário: Terças-feiras das 16h30 às 18h 

Valor: R$ 200,00 

 
Vagas: mínimo 8 pessoas e no máximo 25 por turma 

 
Duração do curso: 8 encontros 

 

Proposta do encontro: 

Utilizar a pesquisa cientifica Movimentação Singular, da Artista e professora universitária especializada Renata Versiani: em vivencias de 1h30 conduzidas pela própria para um grupo de artistas/alunos. 

Essas aulas serão vivenciadas através de jogos lúdicos com elementos cênicos, pesquisa corporal e contato improvisação. Permitindo que a criatividade de cada um se manifeste de forma consciente e respeitosa, gerando reflexões sobre a individualidade dentro de um coletivo heterogêneo, porém inclusivo, empático e generoso. 

Conteúdo do curso: observação e construção da Mente da turma, respiração harmônica e conjunta, reconhecimento do corpo, seus contornos e possibilidades, diferentes texturas para mover: Pele, Músculo e Osso (modulo I), cumplicidade entre todos e escuta com todo o corpo e seus sentidos- visão, olfato, tato, audição e paladar (módulo II). 

Renata Versiani 

Atuou no Teatro Municipal do RJ como Primeira bailarina por 7 anos e como interprete/criadora tem diversas companhias do RJ- Cia Deborah Colker,  Staccato/Paulo Caldas, Ateliê de coreografia/João Saldanha, Ateliê coreográfico/regina Miranda, Paula Maracaja, Grupo Tápias. 

Especializada no sistema Laban/Bartenieff pela faculdade Angel Vianna, onde cursa Mestrado profissional em dança e performatividades e ministras aulas no curso de graduação a mais de 10 anos. 

Foi assistente de direção e coreografia da abertura dos jogos olímpicos de 2016 no RJ, do Festival dança em trânsito em 2016, Projeto Porto de memorias/ Regina Miranda e Grupo Tápias

 

 

Informações/inscrição: 21 98391 7919

bottom of page