top of page
alongamentos-em-casa-de-prancha.jpg
marca Angel Vianna

cursos  online

Helena Lima.jpeg

BALLET INICIANTE

com  Helena Matriciano

3as e 5as das 17h às 18h30

1x  170,00 | 2x  240,00 

A aula acontece em 2 partes: a primeira é composta por exercícios e vivências realizados no chão, que são construídos a partir de elementos da Metodologia Angel Vianna e da Dinâmica Muscular do professor Ceme Jambay, visam trabalhar a conscientização do movimento, a escuta, a lateralidade, os apoios e oposições; são movimentos tranquilos, guiados pela voz da professora, que cada participante executará conforme seu entendimento e possibilidade. A segunda parte é realizada em pé e propõe a execução gradual de exercícios que compõem a rotina de uma barra de balé clássico.

Helena Matriciano é professora de dança. Sua pesquisa tem ênfase em criar metodologias de ensino da técnica do balé clássico para iniciantes de todas as idades. É pós Graduada em Terapia Através do Movimento - Corpo e Subjetivação pela Faculdade Angel Vianna (2008) e Graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2005).

Possui Formação técnica em Dança pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa.

Atuou como Coordenadora do Núcleo de Dança e Educação do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2010 - 2013). Foi Coordenadora Adjunta dos Cursos de Graduação da Faculdade Angel Vianna (2013 - 2016). Atualmente é professora de balé nos cursos de graduação da Faculdade Angel Vianna e em cursos livres.

Público alvo: todos os públicos

IMG-20200817-WA0019.jpg

CONSCIENTIZAÇÃO DO MOVIMENTO

com Marcia Figueiredo

2as e 4as das 17h às 18h

1x  100,00| 2x 130,00 

A aula propõe ao aluno uma prática de exercícios com base na Metodologia Angel Vianna, de consciência pelo movimento, proporcionando um espaço onde ele possa conhecer o próprio corpo, organizar sua estrutura corporal, equilibrar o tônus muscular, visando a qualidade de vida e o bem-estar. As aulas envolvem exercícios de alongamento, fortalecimento das principais cadeias musculares, flexibilidade articular, evitando dores crônicas causadas por má postura, sedentarismo, trazendo melhor disponibilidade e atitude corporal no seu dia-a-dia.

Márcia Figueiredo é graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna e formada pelo Curso Técnico em Bailarino Contemporâneo. Atualmente está cursando a Pós-graduação na Metodologia Angel Vianna. Seu trabalho é fundamentado nos ensinamentos de Angel e Klauss Vianna. Em sua formação teve contato com diversas técnicas corporais, tais como: Feldenkrais, Eutonia, Dança contemporânea, Pilates, Cadeias Musculares, Ballet clássico. Tem vasta experiência no ensino de técnicas corporais, tendo lecionado em diversas academias no Rio de Janeiro.  Ministrou cursos de extensão nas Faculdades de Música e de Teatro da UniRIo e oficinas de dança no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

Público alvo: jovens e adultos

Ana Bevilaqua.jpeg

MOVIMENTO FUNDAMENTAL

com

Ana Bevilaqua

2as e 4as das 17h30 às 19H 

Alunos Novos 1x R$ 160,00      2x R$ 230,00

 Ex Alunos       1x R$ 150,00      2x R$ 200,00

Uma aula que enfatiza a mobilidade corporal, os percursos interno-externos do movimento e a conexão total do corpo, buscando sua integração como um todo e com o ambiente que o cerca. O curso propõe um aprofundamento no estudo prático/teórico dos Bartenieff Fundamentals (BFs), procurando perceber e integrar as categorias do Sistema Laban (Esforço, Espaço e Forma).

A eficiência do movimento está relacionada com a clara intenção que o movimento tem a fim de cumprir seu propósito que tanto pode ser: se levantar de uma posição deitada, alcançar um objeto acima da cabeça ou dar um belo giro em dança – todos eles vão comunicar algo. Essa intenção clara se relaciona com o lugar no Espaço para onde o movimento vai, sua iniciação interna e percurso que ele vai ativar, e as dinâmicas próprias escolhidas pelo corpo para dar ao movimento a máxima eficácia em sua Função e Expressão, com uma mínimo de desgaste corporal. Assim, a beleza e força deste trabalho (os BFs) é a integração que ele promove entre as categorias do Sistema Laban (Corpo/Esforço/Espaço/Forma), criando uma “presença”, um “estar conectado” em quem se move que é de ordem física, espacial e energética.

Ana Bevilaqua é bailarina e atriz, Mestre em Teatro pela UNI-RIO. Analista de Movimento Certificada em Sistema Laban (CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, em Nova Iorque (2008). Cursou também o Laban Centre for Movement and Dance em Londres (1990). Vem colaborando por mais de 30 anos com Regina Miranda, participando de diversos espetáculos de sua Cia. AtoresBailarinos do Rio de Janeiro. Trabalha igualmente em preparação corporal e direção de movimento para teatro. Faz parte do corpo docente da Faculdade Angel Vianna há quase 15 anos, onde ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação e atualmente coordena os cursos de graduação e a pós graduação em Sistema Laban/Bartenieff.

Público alvo:Para aqueles que buscam um trabalho de corpo/movimento prazeroso e inteligente. E para aqueles que desejam iniciar, praticar ou aprofundar os estudos de Sistema Laban/Bartenieff Fundamentals.

Paula Lopes.jpeg

DANÇA CONTEMPORÂNEA

a linguagem do corpo como protagonista

com Paula Lopes

3as e 5as das 16h às 17h

4as e 6as das 16h às 17h

 R$ 150,00 

Este curso tem como objetivo principal a descoberta e a consciência corporal (e de suas potencialidades) em movimento através do campo sensorial e material para o autodesenvolvimento. Com auxílio da metodologia Angel Vianna e dos estudos e pesquisas corporais de artistas como: José Gil, Pina Bausch, Rudolf Laban, Paulo Azevedo, Ohad Naharin, entre outros; e através de técnicas oriundas das danças urbanas, da profilaxia do movimento, do Jiu-Jítsu, do movimento animal, dos jogos de improviso e da composição coreográfica, a aula se dá num ambiente criativo e aberto à novas experiências, todavia sempre abraçada pelos conteúdos de prevenção de lesão e o autocuidado.  

Licenciada em dança pela faculdade Angel Vianna, Paula Lopes é dançarina, pesquisadora do corpo e profissional de danças urbanas pelo SPDRJ. Natural do Rio de Janeiro iniciou sua trajetória ainda criança no TAP e Jazz Dance. Lecionou em diversos locais como Lyceu Escola de Dança, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, SESC São José do Rio Preto, SESC Santos, entre outros.

Em 2015 entrou para Cia Gente como intérprete e assistente de direção na obra “mÓDIO”, ganhador do circuito SESC SP e assistente de direção na obra “BRUTAL” (2018) no Rio de Janeiro e São Paulo, ambas dirigidas pela Cia.

Foi dançarina oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em sua experiência em Bruxelas (BE), teve contato com a escola P.A.R.T.S de artes, com a cia Última Vez – Win Vandekeybus e outros artistas independentes também em 2016.

Foi Intérprete criadora no projeto “NOVO E NOTÁVEL – HIP HOP THEATRE” (2019) e no projeto “The Woman I Know” (2020) ambos dirigidos por Joseph Toonga (UK) e Ricardo Silva (PRT) integrantes do coletivo Just Us Dance Theatre (Londres – UK).

Atualmente é intérprete/dançarina, professora e assistente de direção na Cia Gente e leciona na Escola Angel Vianna e na Casa Azul Escola de Dança.

Público alvo: Todos que queiram se aproximar e/ou se aprofundar no universo do corpo em movimento na sua totalidade. Acima de 16 anos.

Carolina Garcia.jpeg

FELDENKRAIS EM CASA:

Estudos de Consciência pelo movimento online

com

Carolina Garcia

4as das 15h às 16h

  R$ 80,00 

Estudo prático com reflexões teóricas acerca do livro Consciência pelo Movimento de Moshe Feldenkrais. Reaprender a aprender. Aqui a via das novas possibilidade de fazer diferente esta em  nosso próprio corpo e recursos experimentados pela percepção fina e aspectos de nossa auto-regulação.

Consciência Pelo Movimento (ATM) consiste numa prática que  une  função, estrutura e ambiente num processo de aprendizado em atmosfera de auto-experimentação, sem julgamento ou compulsão por resultados, onde os movimentos  sugeridos são explorados pelo indivíduo à sua própria maneira e entendimento. Como consequência é possível experimentar um aprendizado orgânico e uma reorganização pessoal, podendo superar as restrições impostas pelos hábitos inconscientes e desenvolvendo maior capacidade de escolha e auto- regulação.Trata-se de um método cujo eixo de pesquisa e atuação é o movimento do corpo no espaço como uma via de transformação de desequilíbrios: mecânico, fisiológico, neurológico, cognitivo e/ou afetivo.

Carolina Garcia é Educadora somática da III Formação Feldenkrais Internacional Training Brasil/2018, atriz-marionetista, diretorae produtora teatral, pesquisando na área desde 1994. Licenciada em Artes Cênicas pelo DAD-UFRGS e pós-graduada como Especialista em Economia da Cultura pelo PPGE-UFRGS. Fundadora e gestora do Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo/RS desde 2010. É coordenadora das atividades de intercâmbio e formação do Festival Cena Brasil Internacional desde 2013.  Ao logo de sua carreira artística, já participou de diversos festivais nacionais e internacionais de teatro e apresentando espetáculos e ministrando wokshops.  Representou o Brasil no Festival de Teatro de Edimburgo e Ano Brasil/Portugal e 2013, Festival de Avignon e Ano Brasil /Uruguay em 2015. Como pesquisadora foi selecionada para projeto de estudos no Théâtre Du Mouvement e Micadanse (Paris) em 2014, e foi a artista brasileira selecionada pelo Conselho de Arts do Canadá para participar da “Résidence Cróisée” em Montreal/canadá onde ministrou Master class na UaQM e participou do Festival de Castelier em 2017. Atualmente esta em cena com o espetáculo Habite-me ( teatro de máscaras, bonecos e dança). Prática dança a dois.

Público alvo: Curiosos ao aprendizado

Ana Figueiredo.jpeg

BALLET INTERMEDIÁRIO 

com Ana Figueiredo

2as ,4as e 6asdas 14h30 às 16h

 1x 210 | 2x 280 | 3x 350 
Ex alunos 1x R$ 190 |  2x R$ 260|3x R$ 320

As aulas visam o aperfeiçoamento e progressão da técnica de ballet clássico através de uma abordagem baseada na biomecânica e consciência corporal. Poderão ser utilizados elementos externos ao corpo, tais como: bolinha de tênis, theraband ou similares, com o objetivo de sensibilização do corpo, equilíbrio da tonicidade muscular e entendimento dos vetores de forças que atuam interna e externamente ao corpo. As aulas são compostas por exercícios no chão, barra e centro adaptados para a versão on-line. Também serão apresentadas pequenas sequências coreográficas, livremente inspiradas nos ballets de repertório clássico, que servirão para mostrar a aplicabilidade da técnica, assim como, desenvolver a expressividade artística dos movimentos. Iniciação à técnica de ponta às sextas feiras.

Ana Figueiredo iniciou seus estudos na cidade do Rio de Janeiro, aperfeiçoando-se em Nova Yorque e Buenos Aires. Bailarina formada pelo Taller de Danzas del Teatro San Martín, Buenos Aires, Argentina. Professora formada pelo Curso de Licenciatura Plena em Danças do Centro Universitário da Cidade-UniverCidade, Rio de Janeiro, Brasil. Professora de Pilates formada pelo Espaço Pilates. Entre seus professores e influências, destacam-se: Eloísa Menezes, Flávio Sampaio, Elena Kunikova, David Howard, Michael Vernon, Kim Abel, Haichi Akamine, Freddy Romero, Norma Binaghi, Alfredo Gurquel, Juana Lederer, Paulo Marques, Heloísa Almeida, Mirian Guimarães, Vera Aragão e Zélia Monteiro. Trabalhou com vários coreógrafos, entre eles: Ramiro Soñez, Miguel Robles, Alejandro Cervera, Oscar Aráiz, Luis Arrieta, Ana Andreia, Regina Miranda, Duda Maia, Esther Weitzman, Marcia Milhazes, Lourdes Bastos, Jair Moraes e Marina Martins.

Público alvo: todos os públicos

Sandra Mascarenhas.jpeg

CORPO-SOM-MOVIMENTO matrizes brasileiras

com Sandra Mascarenhaso

2as das 17h às 18h30 (turma nova)

4as das 17h às 18h30 (turma em fluxo)

Alunos Novos 1x R$ 140,00       2x R$ 220,00
Ex Alunos 1x R$ 120,00        2x R$ 200,00

 

Segundo a visão ancestral tupi-guarani, em sua essência, o Ser é um som que se vestiu das 4 forças da Natureza - terra, água, fogo e ar - e se moldou em nosso corpo físico. A harmonia e o equilíbrio cósmico latentes no nosso Ser emergem, portanto, do estado de Presença cultivados em 3 momentos das aulas nutridos por alongamento, improvisação e memorização corpórea.

Primeiro, à luz da sabedoria ancestral apreendida com Kaká Werá, vibramos as vogais que habitam em centros energéticos chamados, ierês ou chacras, promovendo o alinhamento deste corpo-som.

No segundo momento acontece a afinação do corpo, onde reconhecemos a vida em nós através do organismo físico (Terra), sentimentos e emoções (Água), inspirações (Fogo) e Respiração (Ar).

O terceiro é inspirado nas danças afro-brasileiras e africana, (dança de Xangô e do Bugarabu -instrumento e dança do povo djola, para o ritual da colheita de arroz Casamance – Senegal). É quando se dá o diálogo entre o corpo-som, o corpo-memória e a música. O fogo é o elemento simbólico de onde emanam as singularidades corpóreas. Semente que liberta! Ubuntu!

Sandra Mascarenhas é criadora de Semente que liberta, fruto de seu trajeto transcultural, com âncora na Bahia onde fez suas formações de graduação e pós graduação em Dança, Artes Cênicas e Arte Educação. A Consciência Corporal com Klauss Vianna e a dança afro-brasileira com Rosângela Silvestre e Augusto Omolu foram seus impulsos na Bahia.  Em Florianópolis onde viveu 7 anos, criou o Espaço e Grupo Omalagô em homenagem  a Mamour Ba,  e se conectou com a Antropologia Teatral criada por Eugênio Barba. Na Holanda, trabalhou 7 anos com o gambiano Fayee Diona, chegando a Gâmbia e Senegal.  De volta a Salvador entrelaçou nossas matrizes culturais, semeando e modelando no Projeto Axé, o bojo de sua concepção nomeada de Semente que liberta! Acrescendo aos aprendizados com Kaká Werá (Tapuia) em Niterói desde 2017, Sandra atua nos Cursos Livres da Angel Vianna (RJ), no Centro de Dança Niterói (CDN) e no Solar Artes e Terapias, entre outros.

Público alvo:dançarinas (os), atrizes e atores e amadores.

Mariana Flores.jpeg

DANÇA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS

com Mariana Flores

Turma de 3ª e 5ª (4 à 6 anos) as 17h
Turma de 4ª ( 3 e 4 anos ) as 17h 
2x na semana 245,00
1x na semana 130,00

Um curso de iniciação e apresentação da técnica clássica para crianças, com aprofundamento na historia do Ballet Clássico e uma exploração por todo o imaginário do mundo das(os) Bailarinas (os). As aulas têm como objetivo trabalhar a consciência corporal da criança, juntamente com a criatividade, explorando desta maneira as possíveis relações do corpo com o movimento, o espaço, as emoções e a musica. O lúdico é usado como ferramenta para ajudar a criança na construção e noção de realidade. Assim proporcionar uma melhor comunicação da criança com o mundo á sua volta. Buscando sempre respeitar e desenvolver a singularidade das crianças enquanto potência criativa.

Bailarina há mais de 10 anos. Sua formação em dança começou com Ballet Clássico e Jazz. Posteriormente estudou Dança Contemporânea, fazendo a formação do profissionalizante de Dança Contemporânea, Primeiro Ato escola de dança, em Minas Gerais. Começou a ampliar os seus saberes teóricos sobre dança no Curso de Extensão, Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança, na Universidade Federal de Minas Gerais. Aprofundou o tecer entre os conhecimentos práticos e teóricos de dança na Faculdade de Dança Angel Vianna, RJ, formando-se Licenciada de Dança. Lecionou aulas de Corpo e Movimento em escolas e creches, ministrou aulas de consciência corpora em empresa de tecnologia, em diversificadas colônias de férias e atua como bailarina. Estuda a Pedagogia Sistêmica e a pratica de C.N.V (Comunicação não Violenta).Criadora do Projeto, Artístico Educacional Bailarina Balãozinho, onde os aprendizes dançantes aprendem a usar o corpo, expressando suas emoções de uma forma lúdica.

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópi

CORPO POTÊNCIA CRIATIVA

com Nina Terra

  5as das 18h às 19h20

120,00 

Expressão Corporal - Potência Criativa é uma prática para ativar a escuta dos movimentos internos e fazer a ponte para expressá-los. Essa prática visa sensibilizar o corpo e os sentidos, abrindo espaço para a criatividade e a potência. Pela apropriação de si, cada um pode se permitir afetar entendendo as possibilidades de movimento diante do que o atravessa. O que te move? O que está vivo em você? Como você sente agora? O que tem vontade de fazer agora? São algumas das perguntas que norteiam nosso encontro.

Esse trabalho foi desenvolvido a partir dos conhecimentos em Metodologia Angel Vianna, Arteterapia e Psicologia para a apropriação das possibilidades de movimento de cada um pelo caminho da consciência e expressividade pelo movimento. Ativando a energia criativa e a potência individual, é uma pesquisa de dança com liberdade e conexão, em um espaço de reconhecimento, confiança e troca.

Nina Terra é psicóloga, arteterapeuta, técnica em dança pela Escola Angel Vianna, instrutora de Yoga e pós graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Realiza atendimentos terapêuticos individuais, facilita vivências para conexão, integração e expressividade em grupos e empresas e faz parte do elenco, da preparação e da direção de movimento do EmBando, cia de voz e performance.

Público alvo:Todos os interessados em se investigar, sem pré requisitos. Abrir espaço para a escuta de si, a integração corporal e expressão do que pulsa no corpo.

bottom of page