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PPGPDAN

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA NA CONTEMPORANEIDADE (PPGPDAN)

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM DANÇA DO PPGPDAN/FAV

Reconhecimento

Portaria MEC nº 540, de 15 de junho de 2020 (DOU de 17/06/2020)

Recomendação

Parecer CNE/CES nº 111, de 19 de fevereiro de 2020

Aprovação

Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – CAPES, na 190ª Reunião, realizada no período de 20 a 22 de novembro de 2019.

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança na Contemporaneidade da Faculdade Angel Vianna (PPGPDAN/FAV) foi aprovado na 190ª Reunião do Conselho Técnico e Científico de Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), em 22 de novembro de 2019, e o Curso de Mestrado Profissional em Dança teve seu reconhecimento recomendado pelo Parecer CNE/CES nº 111/2020, e homologado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria MEC nº 540, de 15 de junho de 2020 (DOU de 17/06/2020).

O PPGPDAN/FAV se propõe a ser ponto focal de geração e propagação de  conhecimentos, saberes e práticas no campo das artes e das culturas, propiciando qualificação, educação continuada e habilitação nas áreas de criação coreográfica, performance em dança, educação, clínica, bem como produção, curadoria, e gestão em dança, visando o exercício de atividades profissionais e a participação no desenvolvimento da nossa sociedade.

A Faculdade Angel Vianna/FAV

A Faculdade Angel Vianna também consolida-se como espaço de formação em dança com um específico perfil educacional, com o legado da experiência, de mais de 20 anos, da Escola Angel Vianna e seus cursos técnicos profissionalizantes. Referimo-nos à formação na área de Dança, no nível técnico, que a Escola Angel Vianna, antecessora da FAV, oferece desde a década de 1980. Este curso vem preparando, há décadas, dançarinos, criadores e professores de dança contemporânea, assim como profissionais artistas com pedagogias aplicadas à recuperação motora e preparação corporal para atores. Em contínua atividade, incorpora-se neste projeto mais amplo de contribuir e sedimentar a construção do campo profissional da dança, calcada na prática reflexiva e, sobretudo respaldada pelo reconhecimento da sociedade como um extenso e original espaço de trabalho. Desde 2006 a FAV ampliou sua atuação no âmbito do ensino superior investindo na formação continuada por meio da oferta de cursos de pós-graduação latto sensu.

O curso

O Mestrado Profissional tem como área de concentração: Dança na Contemporaneidade. Ao exercitar a excelência acadêmica, mediante o desenvolvimento da Dança como área do conhecimento, fomenta-se o pensamento crítico-reflexivo, contribuindo para o processo de desenvolvimento local e regional, capacitando profissionais qualificados a realizar o estudo sistemático de suas questões e buscar soluções de acordo com suas necessidades. A área de concentração é destinada ao aprimoramento da formação do profissional que busca complementar e atualizar seus conhecimentos com estudos de criação e técnica de espetáculos, concepção coreográfica e performativa, experiências em interpretação e criação em dança contemporânea; a prática de artistas docentes em processos de ensino-aprendizagem nos âmbitos formal e não formal da práxis pedagógica em Dança e, também, aqueles que desenvolvem práticas clinicas que se comprometem com a experimentação, invenção e criação de novos modos de ser.

O Mestrado Profissional em Dança da FAV tem como objetivo a formação continuada de especialistas que atuam no campo das práticas profissionais em Dança ao tempo em que contribuirá para a qualificação da pesquisa aplicada ao desenvolvimento artístico, tecnológico, educacional e cultural inteiramente integrado ao mundo do trabalho. Em um processo de retroalimentação e dialógico entre o fazer das atividades artísticas laborais encontradas no mercado de trabalho e o saber construído - através das análises das práticas e experiências dos próprios envolvidos em atuações profissionais - no cotidiano, cria-se as condições propiciadoras de produção de conhecimento na área e geradoras de reflexões críticas e inovação. Assim, o curso é direcionado ao fortalecimento das práticas e experiências artísticas enquanto pesquisa aplicada e, portanto, dos fazeres artísticas promotores do conhecimento em Dança. A partir das aprendizagens e sistematizações contextualizadas das experiências específicas individuais em conformidade com os pensamentos contemporâneos em Dança pretende-se a melhor qualificação, eficácia e atualização profissional. A partir deste objetivo geral desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Articular e desenvolver conhecimentos na área de Dança em consonância com pesquisas artísticas inter-relacionando as diversas praticas profissionais na confluência entre a tradição e a inovação. 2) Atender a demanda dos profissionais da Área de Dança por melhor qualificação em cursos de Pós-Graduação stricto sensu com a perspectiva de atuação diretamente no mundo do trabalho. 3) Fortalecer o entendimento da Dança como campo de conhecimente, sistematizando as relações teórico – praticas que emergem da interação com diversos saberes propiciando melhor atuação no mercado profissional. 4) Convalidar experiências artísticas relacionadas aos múltiplos perfis de pesquisas artístico-pedagógicas urdidas no mundo do trabalho. 5) Dar suporte as atividades profissionais com perfis artístico, educacional, técnico, de gerencia institucional e outras, a partir de abordagens teóricas e pedagógicos concernentes e atualizadas. 6) Estimular a pertinência de pesquisas que atendam a diversidade das danças brasileiras em especial as danças populares, indígenas e afro brasileiras que atestem metodologias descolonizantes em rupturas com um passado predador e que promovam novas formas de criação e convivência. 7) Desenvolver parcerias institucionais estabelecendo redes integradas entre a Faculdade Angel Vianna e a sociedade com seus centros artísticos e profissionais. Com base em tais objetivos de formação espera-se que os estudantes egressos do Curso de Mestrado em Dança espelhem o seguinte perfil: 1) profissionais sensíveis às transformações sociais e culturais contemporâneas, capacitados para atuar com uma postura cidadã, criativa, solidária e crítica diante das demandas ambientais e dos direitos humanos; 2) profissionais capazes de identificar as bases epistemológicas da dança no contexto do saber contemporâneo subsidiando práticas profissionais com suportes acadêmicos adequados à pesquisa artística aplicada; 3) profissionais que dominem as tendências estéticas da arte e das poéticas na contemporaneidade em suas várias dimensões socioculturais e educacionais de um mundo em transformação; 4) profissionais com habilidades e práticas da Dança referentes às novas questões da diversidade étnico-racial, gênero, meio ambiente e política social de inclusão e de ações afirmativas; 5) profissionais sensíveis às práticas interdisciplinares na multiculturalidade das sociedades vigentes que geram uma nova configuração das expressões artísticas e suas diversas formas de gestão e produção cultural.

Assim caracterizado, este Mestrado Profissional vai abarcar a Dança em três espaços práticos cuja abrangência já está presente há mais de uma década nas atividades pedagógicas nos níveis de graduação e pós-graduação lato sensu na FAV. Esta concentração estará distribuída em três linhas de pesquisa:

 

Linha de Pesquisa 1 - Performatividades Contemporâneas

Linha de pesquisa que abrange projetos dedicados ao pensamento e à prática da performance, criação e produção da dança, acolhendo pesquisas de processos criativos e composicionais expandidos e o aprofundamento de técnicas para as artes cênicas, dramaturgias coreográficas e performances artísticas, rituais e culturais, incluindo propostas de caráter transdisciplinar e danças de matrizes estéticas diversas. Busca melhor instrumentalizar artistas/pesquisadores a partir da potência transformadora da linguagem corporal e oral que se fazem também como ação política para um processo artístico/pedagógico decolonial e pluriversal que falem de experiências fronteiriças, como as estratégias de ação performativa(ca) que evidenciem os valores afro-diaspóricos e suas fronteiras com os saberes dominantes. Esta linha de pesquisa se posiciona no cruzamento dos campos da antropologia contemporânea, estudos da performance, da filosofia contemporânea, das práticas somáticas e da produção de presença seja para a encenação, incorporação, autopoiesis, autoconsciência ou processos curativos. Está direcionada a projetos de profissionais artistas das artes do corpo atuantes nas áreas de criação e das performances cênicas; sejam artistas bailarinos, atores, coreógrafos, dramaturgos, diretores de cena, preparadores corporais, produtores, artistas plásticos e visuais, entre outros.

 

Linha de Pesquisa 2- Inovações Pedagógicas em Dança e Arte

Linha de pesquisa que abrange projetos relacionados à atuação de artistas docentes em processos de ensino-aprendizagem nos âmbitos formal e não formal da Práxis Pedagógica em Dança. Especialmente direcionada a projetos de profissionais que se dedicam desde os âmbitos formativos com interfaces nas políticas públicas, bem como aos educadores de contextos diversos, atuantes nas áreas da dança, das artes em geral, integrando prática, crítica e reflexão, capacitando-os para intervir de maneira dinâmica e sensível na realidade de suas escolas ou de seus ambientes de trabalho, tornando-os aptos a atuarem nos contextos culturais emergentes.

Esta linha de pesquisa será implementada por reconhecidos artistas, educadores, pesquisadores e estudiosos envolvidos em atualização de professores e interessados por Educação em Dança e seus temas relacionados ao corpo, movimento e diferença, leitura corporal, movimento autêntico e improvisação, técnica Klauss Vianna, e metodologia Angel Vianna, com seu aporte sobre a Conscientização do Movimento e Jogos corporais.         

Linha de Pesquisa 3 - Arte, Corpo e Subjetivação

Linha de pesquisa que busca construir uma perspectiva clínica que se abre para diversas formas de experimentação de si e do mundo. Tal perspectiva, em um horizonte transdisciplinar se constitui a partir de elaborações conceituais que se encontram articuladas às múltiplas práticas e técnicas corporais. Nesse sentido, o objetivo é trabalhar um fazer clínico que visa experimentação, invenção e criação de novos modos de ser. Isto é feito numa imbricação de construções conceituais teóricas oriundas, principalmente, dos campos da filosofia, da psicanálise e da somática com práticas corporais, tanto de criação quanto de terapêuticas que tomam como base o pensamento da Dança de Angel Vianna centrado na Conscientização pelo Movimento e Jogos Corporais, e nas práticas corporais expressivas.

Instrumentaliza o aluno/profissional para desenvolver ações clínicas que surgem de sua própria experiência corporal e existencial em que o criador e o clínico se encontram, convergem e se comunicam.

Esta linha de pesquisa dirige-se aos profissionais dedicados a um fazer clínico voltado tanto para o atendimento individual quanto coletivo - em consultórios privados ou instituições como hospitais, empresas, escolas e órgãos públicos.

A atuação

 

Este curso vem atender às demandas que se fazem necessárias no cenário profissional contemporâneo, além de guardar a forte característica do pioneirismo desta Faculdade no que tange à Dança na atualidade e seus desdobramentos em outras áreas de conhecimento, como; psicologia, fisioterapia, pedagogia, antropologia, sociologia, artes cênicas, plásticas e visuais. Apresenta-se então como o primeiro mestrado profissional em Dança no Rio de Janeiro, com reflexos na oferta de cursos stricto sensu nas regiões sul e sudeste, onde há presença marcante do trabalho de formação da Escola e Faculdade Angel Vianna.

É fundamental, ainda, apontar os profundos impactos relativos à demanda já existente no âmbito profissional da Dança por este Mestrado Profissional. Diferentemente do mestrado acadêmico, o mestrado profissional está voltado para a capacitação de profissionais mediante o aprimoramento de técnicas, práticas profissionais, processos artístico-pedagógicos, com foco na instrumentalização e temáticas que atendem diretamente às múltiplas realidades do mercado de trabalho.

Coordenação do Programa – Profa. Dra. Dulce Aquino

Coordenação Adjunta – Profa. Dra. Ana Vitória Freire

Membros do Colegiado do Curso –  Profa. Dra. Angel Vianna

                                                                Profa. Dra. Ana Vitória Freire

                                                                Profa. Dra. Ausonia Bernardes

                                                                Profa. Dra. Dulce Aquino

                                                                Profa. Dra. Hélia Maria

                                                                Prof. Dr. Mauro José Sá Rego Costa

 

Corpo Docente

Prof. Dr. Alain Pierre Philippe Alberganti 

Profa. Me. Ana Bevilaqua Penna Franca 

Profa. Dra. Ana Vitória Silva Freire 

Profa. Dra. Angel Vianna 

Profa. Dra. Ausonia Bernardes Monteiro 

Prof. Me. Carmen Luzia Ferreira 

Profa. Dra. Dulce Aquino

Profa. Dra. Giselle de Carvalho Ruiz 

Prof. Dra. Hélia Maria Oliveira da Costa Borges 

Profa. Dra. Ivana Buys Menna Barreto 

Prof. Dr. Jorge de Albuquerque Vieira 

Profa. Me. Márcia Feijó de Araújo 

Profa. Me. Marise Reis de Magalhães

Prof. Dr. Mauro José Sá Rego Costa 

 

 

COMPONENTES CURRICULARES

DISCIPLINAS

Obrigatórias Comuns

Seminários Avançados 60hs

Metodologia de Pesquisa Aplicada em Arte 60hs.

Obrigatórias Específicas

Linha de Pesquisa 1 - Performatividades Contemporâneas

A Dança e seus mecanismos disruptivos de criação e resistência na contemporaneidade 60 hs. 

Linha de Pesquisa 2- Inovações Pedagógicas em Dança e Arte

Educação em Dança. 60hs

Linha de Pesquisa 3 - Arte, Corpo e Subjetivação

Corpo e criação. Arte, crítica e clínica. 60Hs.

 

Observação 1 Cada estudante tem de cursar três disciplinas obrigatórias, duas obrigatórias comuns a todos os estudantes e uma obrigatória na linha de pesquisa do projeto do estudante

Disciplinas optativas

(Re)Aprendizagens afetivas – processos autobiográficos, memória e performatividade na dança contemporânea 60hs

Corpos heterotópicos 60hs

Tessituras Corpo-Espaciais 60hs

Dança, Performance, Ética e Descolonização 60hs

Memória, artes do corpo e audiovisual 60hs

Economia da dança, políticas e gestão cultural 60hs

Estudos de performances corporais: poéticas e imagens espetaculares 60hs

Laboratório de Criação 60hs

Dança: Criação e Evolução 60hs

O Corpo na Educação 60hs

Pedagogia e educação com dança na pós-modernidade 60hs

A escuta sensória. O estado de presença: materialidade, arte e clínica 60hs

Abordagens de Educação Somática aplicadas à Dança 60hs

Estética e pensamento da dança 60hs

Observação 2 O estudante tem de cursar duas disciplinas optativas. Havendo possibilidade de aproveitamento, devidamente aprovado pelo Colegiado de Curso, de estudos com disciplinas cursadas em outros cursos de Pós-Graduação.

 

PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

A Pratica Profissional Supervisionada será constituída de laboratórios - componentes curriculares voltados à orientação, acompanhamento e supervisão dos mestrandos por seus orientadores - para sistematizar e consolidar práticas profissionais inovadoras no campo da Dança já desenvolvidas nos ambientes laborais que o estudante está inserido no mercado de trabalho

1 - Reuniões semanais da turma para apresentação dos projetos e troca de experiência 

2 – Atividade de orientação propriamente dita com encontros entre mestrando e orientador e acompanhamento da elaboração dos produtos.

 

Pratica Profissional Supervisionada-Laboratório I 120 hs

Pratica Profissional Supervisionada-Laboratório II 120 hs

Pratica Profissional Supervisionada-Laboratório III 120 hs

PROJETO FINAL DO CURSO

Projeto de Final de Curso I - acompanhado pelo orientador

Projeto de Final de Curso II - acompanhado pelo orientador (optativo)

 

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DANÇA E ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA NA CONTEMPORANEIDADE (PPGPDAN) DA FACULDADE ANGEL VIANNA PARA O ANO DE 2021

 

Número de vagas oferecidas: 15 vagas.

 

O processo seletivo será coordenado por uma Comissão do Processo Seletivo, indicada pelo Colegiado do PPGPDAN.

 

As inscrições estarão abertas de 16/11/2020 a 16/01/2021. As inscrições serão realizadas somente pelo e-mail coordenacaomestrado@angelvianna.com.br.

 

 

                     

A inscrição do candidato ao Mestrado Profissional em Dança do PPGDAN compõe-se de duas etapas:

 

  1. a primeira consiste na entrega da documentação exigida.

  2. a segunda consiste na análise dessa documentação pela Comissão do Processo Seletivo, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.

 

O candidato deverá enviar toda a documentação exigida neste edital, em meio digital, em formato PDF, para o endereço coordenacaomestrado@angelvianna.com.br, no período das inscrições, de 16/11/2020 a 16/01/2021.

 

Os resultados da análise da documentação serão divulgados no dia 25/01/2021, no site da FAV na internet.

 

O PPGPDAN não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a fatores de ordem técnica-operacional, greves, sinistro, extravio ou qualquer outro fator que impeça a entrega do e-mail ou dos arquivos anexos.

 

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por fac-símile (fax), correio ou material impresso. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa.

 

A taxa de inscrição é de R$ 200,00 (duzentos reais).

 

Cronograma das inscrições:

 

 Etapa 1: Período de inscrição/ Data: de 16/11/2020 a 16/01/2021.

 Etapa 2: Resultado da análise da documentação/ Data: 25/01/2021.

 

Documentação exigida, em formato PDF, um arquivo/ anexo por documento:

 

  1. Requerimento, em formulário próprio, solicitando a inscrição. Disponível no sítio da FAV na internet;

  2. “Curriculum vitae” atualizado, em formato livre, com cópia dos documentos comprobatórios, na mesma ordem de citação;Cópia simples e legível de:

  3. Diploma de graduação (frente e verso), atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação, ou declaração de previsão de conclusão até a data da matrícula emitida pelo órgão competente (alternativamente poderão se inscrever, também, alunos que não possuam na data da inscrição o respectivo diploma de graduação, desde que a conclusão do curso tenha se dado ou se dê até o dia anterior à matrícula no programa);

  4. Certidão de nascimento ou de casamento;

  5. Cédula de identidade;

  6. Título eleitoral com o comprovante da última votação;

  7. CPF;

  8. Certificado de reservista, se do sexo masculino;

  9. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

  10. Portfólio, opcionalmente acompanhado de vídeo;

  11. Carta de Intenção de estudos e pesquisas que demonstrem aderência ao PPGPDAN-FAV.

 

Da proficiência em língua estrangeira

As provas de língua(s) estrangeira(s), inglês, francês ou espanhol, serão realizadas em horário e data posterior ao resultado do processo seletivo.

 

A seleção será realizada em 02 (duas) etapas avaliativas, ambas classificatórias:

 

  1. Avaliação do currículo, do portfólio e da carta de intenção;

  2. Apresentação oral de portfólio, seguida de arguição da banca de seleção.

 

As avaliações do currículo, do portfólio e da carta de intenção serão realizadas no período de 26 a 29/01/2021 pela Comissão do Processo Seletivo.

Os currículos devem ser elaborados cronologicamente com indicação das datas das atividades apresentadas, contendo os seguintes aspectos: formação acadêmica; cursos complementares; experiência profissional; domínio de idiomas.

 

O portfólio deve ser elaborado contendo os seguintes aspectos: relação, com listagem cronológica, dos trabalhos profissionais realizados; apresentação de material comprobatório: fotos, material gráfico, cartazes, programas, produções artístico-pedagógicas e outros.

 

As cartas de intenção devem conter os seguintes aspectos: descrição de motivações para a escolha do curso; descrição da trajetória pessoal profissional e aquisição de conhecimentos, experiências, habilidades; indicar como o curso de mestrado poderá contribuir para sua trajetória profissional pessoal e os reflexos junto à comunidade em que atua; indicação da linha de pesquisa à qual o(a) candidato(a) pretende se vincular.

 

As apresentações orais de portfólio e sua arguição serão realizadas de forma remota, no período de 01 a 05/02/2021, em datas a serem informadas aos candidatos pela Comissão do Processo Seletivo.

 

Ambas as avaliações serão valoradas numa escala de 0 a 10, e possuirão o mesmo peso na composição da média. O resultado final da avaliação, representado pela média aritmética simples entre a nota da avaliação do currículo, do portfólio e da carta de intenção, e a nota da apresentação oral, será divulgado no dia 08/02/2021, no site da FAV na internet.

 

Serão aprovados (as) os(as) candidatos(as) que alcançarem uma média final igual ou maior que sete (7,0), que ocuparão as vagas na ordem de sua classificação. Em caso de mais de um candidato receber a mesma pontuação na média final, os critérios de desempate para a classificação privilegiarão o candidato que receber a maior nota na avaliação do currículo, do portfólio e da carta de intenção, o candidato que receber a maior nota na apresentação oral, e o candidato de maior idade, nesta ordem.

 

Cronograma do processo seletivo:  

 

Etapa 1: Avaliação dos portfólios e cartas de intenção/ Data: de 25 a 29/01/2021.

Etapa 2: Apresentação oral/ Data: de 01 a 05/02/2021.

 

As matrículas ocorrerão no período de 22/02/2021 a 05/03/2021.

 

Os candidatos a aluno especial deverão enviar sua solicitação em formulário próprio, por disciplina, e apresentar a mesma documentação do aluno regular, com exceção do portfólio e da carta de intenção, e seguindo o mesmo cronograma. As solicitações serão apreciadas pelo docente responsável pela disciplina, e seu resultado será divulgado em data posterior à matrícula dos candidatos aprovados (20/02/2021). O número de alunos especiais não excederá o percentual de 50% do número total de alunos regulares matriculados. São elegíveis às vagas de aluno especial os alunos de graduação em Dança a partir do terceiro semestre e graduados profissionais em Dança com formação superior. Serão considerados alunos especiais os candidatos aprovados para o curso de mestrado e classificados além do número de vagas para alunos regulares.

 

O investimento necessário para o curso corresponde a 24 (vinte e quatro) mensalidades fixas de R$ 2.675,00 (dois mil seiscentos e setenta e cinco reais).

 

O curso somente será oferecido com um número mínimo de 15 alunos matriculados.

 

As normas gerais do processo seletivo constam do Edital disponível na íntegra, no site da instituição na internet, e serão entregues ao aluno na inscrição do processo seletivo.

" Gente é como nuvem.

Sempre se transforma"

   Angel Vianna

Rua Jornalista Orlando Dantas, 2
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 +55 (21) 25510099 | 2552-0139

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Márcia Figueiredo