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cursos  online

BALLET INICIANTE

com  Helena Matriciano

3as e 5as das 17h às 18h30

1x  170,00 | 2x  240,00 

A aula acontece em 2 partes: a primeira é composta por exercícios e vivências realizados no chão, que são construídos a partir de elementos da Metodologia Angel Vianna e da Dinâmica Muscular do professor Ceme Jambay, visam trabalhar a conscientização do movimento, a escuta, a lateralidade, os apoios e oposições; são movimentos tranquilos, guiados pela voz da professora, que cada participante executará conforme seu entendimento e possibilidade. A segunda parte é realizada em pé e propõe a execução gradual de exercícios que compõem a rotina de uma barra de balé clássico.

Helena Matriciano é professora de dança. Sua pesquisa tem ênfase em criar metodologias de ensino da técnica do balé clássico para iniciantes de todas as idades. É pós Graduada em Terapia Através do Movimento - Corpo e Subjetivação pela Faculdade Angel Vianna (2008) e Graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2005).

Possui Formação técnica em Dança pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa.

Atuou como Coordenadora do Núcleo de Dança e Educação do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2010 - 2013). Foi Coordenadora Adjunta dos Cursos de Graduação da Faculdade Angel Vianna (2013 - 2016). Atualmente é professora de balé nos cursos de graduação da Faculdade Angel Vianna e em cursos livres.

Público alvo: todos os públicos

BALLET INTERMEDIÁRIO 

com Ana Figueiredo

2as e 4as das 14h30 às 18h

6as das 14h às 15h

 1x 170 | 2x 240 | 3x 300 

As aulas visam o aperfeiçoamento e progressão da técnica de ballet clássico através de uma abordagem baseada na biomecânica e consciência corporal. São utilizados elementos externos ao corpo, tais como: bolinhas de tênis, overballs, therabands e outros, com o objetivo de sensibilização do corpo, equilíbrio da tonicidade muscular e entendimento dos vetores de forças que atuam interna e externamente ao corpo. As aulas são compostas por exercícios no chão, barra, centro e diagonais. Também são apresentadas pequenas coreografias, livremente inspiradas nos ballets de repertório clássico, que servirão para mostrar a aplicabilidade da técnica, assim como, desenvolver a expressividade artística dos movimentos. Iniciação à técnica de ponta às sextas feiras.

Ana Figueiredo iniciou seus estudos na cidade do Rio de Janeiro, aperfeiçoando-se em Nova Yorque e Buenos Aires. Bailarina formada pelo Taller de Danzas del Teatro San Martín, Buenos Aires, Argentina. Professora formada pelo Curso de Licenciatura Plena em Danças do Centro Universitário da Cidade-UniverCidade, Rio de Janeiro, Brasil. Professora de Pilates formada pelo Espaço Pilates. Entre seus professores e influências, destacam-se: Eloísa Menezes, Flávio Sampaio, Elena Kunikova, David Howard, Michael Vernon, Kim Abel, Haichi Akamine, Freddy Romero, Norma Binaghi, Alfredo Gurquel, Juana Lederer, Paulo Marques, Heloísa Almeida, Mirian Guimarães, Vera Aragão e Zélia Monteiro. Trabalhou com vários coreógrafos, entre eles: Ramiro Soñez, Miguel Robles, Alejandro Cervera, Oscar Aráiz, Luis Arrieta, Ana Andreia, Regina Miranda, Duda Maia, Esther Weitzman, Marcia Milhazes, Lourdes Bastos, Jair Moraes e Marina Martins.

Público alvo: todos os públicos

CORPO-SOM-MOVIMENTO matrizes brasileiras

com Sandra Mascarenhaso

2as das 17h às 18h30 (turma nova)

4as das 17h às 18h30 (turma em fluxo)

1x R$130,00 e alunos e ex-alunos R$110,00

2x R$200,00 alunos e ex-alunos R$180,00

Segundo a visão ancestral tupi-guarani, em sua essência, o Ser é um som que se vestiu das 4 forças da Natureza - terra, água, fogo e ar - e se moldou em nosso corpo físico. A harmonia e o equilíbrio cósmico latentes no nosso Ser emergem, portanto, do estado de Presença cultivados em 3 momentos das aulas nutridos por alongamento, improvisação e memorização corpórea.

Primeiro, à luz da sabedoria ancestral apreendida com Kaká Werá, vibramos as vogais que habitam em centros energéticos chamados, ierês ou chacras, promovendo o alinhamento deste corpo-som.

No segundo momento acontece a afinação do corpo, onde reconhecemos a vida em nós através do organismo físico (Terra), sentimentos e emoções (Água), inspirações (Fogo) e Respiração (Ar).

O terceiro é inspirado nas danças afro-brasileiras e africana, (dança de Xangô e do Bugarabu -instrumento e dança do povo djola, para o ritual da colheita de arroz Casamance – Senegal). É quando se dá o diálogo entre o corpo-som, o corpo-memória e a música. O fogo é o elemento simbólico de onde emanam as singularidades corpóreas. Semente que liberta! Ubuntu!

Sandra Mascarenhas é criadora de Semente que liberta, fruto de seu trajeto transcultural, com âncora na Bahia onde fez suas formações de graduação e pós graduação em Dança, Artes Cênicas e Arte Educação. A Consciência Corporal com Klauss Vianna e a dança afro-brasileira com Rosângela Silvestre e Augusto Omolu foram seus impulsos na Bahia.  Em Florianópolis onde viveu 7 anos, criou o Espaço e Grupo Omalagô em homenagem  a Mamour Ba,  e se conectou com a Antropologia Teatral criada por Eugênio Barba. Na Holanda, trabalhou 7 anos com o gambiano Fayee Diona, chegando a Gâmbia e Senegal.  De volta a Salvador entrelaçou nossas matrizes culturais, semeando e modelando no Projeto Axé, o bojo de sua concepção nomeada de Semente que liberta! Acrescendo aos aprendizados com Kaká Werá (Tapuia) em Niterói desde 2017, Sandra atua nos Cursos Livres da Angel Vianna (RJ), no Centro de Dança Niterói (CDN) e no Solar Artes e Terapias, entre outros.

Público alvo:dançarinas (os), atrizes e atores e amadores.

CORPO EM MOVIMENTO/

Alongamento/Movimento Livre

com Rocio Infante e Maria Carolina Werneck

3as e 5as das 16h30h às 18h

R$185,00

O curso online vem proporcionar o encontro possível através das conexões pessoais e das conexões corporais como: ósseas e articulares; conceitos anatômicos básicos, na aplicabilidade do movimento em constante fluxo e intensidade; percepção dos espaços corporais em flexibilidade, alongamento; geografia corporal e performance em vídeo.

A abordagem vem através de técnicas como Alwin Nikolais, Alexander technique, Jennifer Muller e abrangências somáticas.

Rocio Infante é Pós-graduada em preparação para as artes cênicas na Faculdade Angel Vianna. Especializada em dança na Nikolais/Louis Foundation for Dance em Nova Iorque. Graduada em Educação física na UniBrasil. Coreógrafa, bailarina e professora de dança no Brasil e no exterior desde 1970. Diretora e coreógrafa do Coletivo Imprevistos em residência artística na FAV. Coordenadora do Curso de Extensão Universitária em Dança Moderna, e da Pós-graduação em Dança Moderna na Faculdade Angel Vianna (FAV).

Maria Carolina Werneck é Pós-graduada em preparação para as artes cênicas na Faculdade Angel Vianna. Graduada em Design na PUC-Rio. Graduanda em licenciatura em Artes Visuais na UERJ. Co-fundadora do Coletivo Imprevistos em residencia artística na FAV. Bailarina, modelo-vivo, designer, artista visual com trabalhos autorais e professora de dança e desenho.

Público alvo: interessados pelo trabalho corporal e dança

DANÇA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS

com Mariana Flores

Quarta das 17:00 ás 17:40 crianças de 3a 5anos. 

Terça e Quinta 18:00 ás 18:40 crianças de 5 a 7 anos.

1x  160,00 | 2x  230,00 

Um curso de iniciação e apresentação da técnica clássica para crianças, com aprofundamento na historia do Ballet Clássico e uma exploração por todo o imaginário do mundo das(os) Bailarinas (os). As aulas têm como objetivo trabalhar a consciência corporal da criança, juntamente com a criatividade, explorando desta maneira as possíveis relações do corpo com o movimento, o espaço, as emoções e a musica. O lúdico é usado como ferramenta para ajudar a criança na construção e noção de realidade. Assim proporcionar uma melhor comunicação da criança com o mundo á sua volta. Buscando sempre respeitar e desenvolver a singularidade das crianças enquanto potência criativa.

Bailarina há mais de 10 anos. Sua formação em dança começou com Ballet Clássico e Jazz. Posteriormente estudou Dança Contemporânea, fazendo a formação do profissionalizante de Dança Contemporânea, Primeiro Ato escola de dança, em Minas Gerais. Começou a ampliar os seus saberes teóricos sobre dança no Curso de Extensão, Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança, na Universidade Federal de Minas Gerais. Aprofundou o tecer entre os conhecimentos práticos e teóricos de dança na Faculdade de Dança Angel Vianna, RJ, formando-se Licenciada de Dança. Lecionou aulas de Corpo e Movimento em escolas e creches, ministrou aulas de consciência corpora em empresa de tecnologia, em diversificadas colônias de férias e atua como bailarina. Estuda a Pedagogia Sistêmica e a pratica de C.N.V (Comunicação não Violenta).Criadora do Projeto, Artístico Educacional Bailarina Balãozinho, onde os aprendizes dançantes aprendem a usar o corpo, expressando suas emoções de uma forma lúdica.

DANÇA, UMA CRIAÇÃO EM MOVIMENTO

com Maria Carolina Werneck e Rocio Infante

3as e 5as das 18h30 às 19h30
crianças /adolescente entre 8 e 13 anos

R$ 200,00 

Esse curso online tem objetivo de realizar atividades criativas em movimento para crianças e adolescentes entre 8 a 13 anos. É um encontro possível através das imagens para conduzir a improvisação na dança, além de trazer fundamentos das técnicas de dança moderna e abordagens da educação somática na visao contemporânea. Tem orientação principal da professora Maria Carolina Werneck com supervisão da professora Rocio Infante.

Maria Carolina Werneck é Pós-graduada em preparação para as artes cênicas na Faculdade Angel Vianna. Graduada em Design na PUC-Rio. Graduanda em licenciatura em Artes Visuais na UERJ. Co-fundadora do Coletivo Imprevistos em residencia artística na FAV. Bailarina, modelo-vivo, designer, artista visual com trabalhos autorais e professora de dança e desenho.

 

Rocio Infante é Pós-graduada em preparação para as artes cênicas na Faculdade Angel Vianna. Especializada em dança na Nikolais/Louis Foundation for Dance em Nova Iorque. Graduada em Educação física na UniBrasil. Coreógrafa, bailarina e professora de dança no Brasil e no exterior desde 1970. Diretora e coreógrafa do Coletivo Imprevistos em residência artística na FAV. Coordenadora do Curso de Extensão Universitária em Dança Moderna, e da Pós-graduação em Dança Moderna na Faculdade Angel Vianna (FAV).

Público alvo: tcrianças e adolescentes entre 8 a 13 anos

FELDENKRAIS EM CASA:

Estudos de Consciência pelo movimento online

com

Carolina Garcia

4as das 15h às 16h

  R$ 80,00 

Estudo prático com reflexões teóricas acerca do livro Consciência pelo Movimento de Moshe Feldenkrais. Reaprender a aprender. Aqui a via das novas possibilidade de fazer diferente esta em  nosso próprio corpo e recursos experimentados pela percepção fina e aspectos de nossa auto-regulação.

Consciência Pelo Movimento (ATM) consiste numa prática que  une  função, estrutura e ambiente num processo de aprendizado em atmosfera de auto-experimentação, sem julgamento ou compulsão por resultados, onde os movimentos  sugeridos são explorados pelo indivíduo à sua própria maneira e entendimento. Como consequência é possível experimentar um aprendizado orgânico e uma reorganização pessoal, podendo superar as restrições impostas pelos hábitos inconscientes e desenvolvendo maior capacidade de escolha e auto- regulação.Trata-se de um método cujo eixo de pesquisa e atuação é o movimento do corpo no espaço como uma via de transformação de desequilíbrios: mecânico, fisiológico, neurológico, cognitivo e/ou afetivo.

Carolina Garcia é Educadora somática da III Formação Feldenkrais Internacional Training Brasil/2018, atriz-marionetista, diretorae produtora teatral, pesquisando na área desde 1994. Licenciada em Artes Cênicas pelo DAD-UFRGS e pós-graduada como Especialista em Economia da Cultura pelo PPGE-UFRGS. Fundadora e gestora do Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo/RS desde 2010. É coordenadora das atividades de intercâmbio e formação do Festival Cena Brasil Internacional desde 2013.  Ao logo de sua carreira artística, já participou de diversos festivais nacionais e internacionais de teatro e apresentando espetáculos e ministrando wokshops.  Representou o Brasil no Festival de Teatro de Edimburgo e Ano Brasil/Portugal e 2013, Festival de Avignon e Ano Brasil /Uruguay em 2015. Como pesquisadora foi selecionada para projeto de estudos no Théâtre Du Mouvement e Micadanse (Paris) em 2014, e foi a artista brasileira selecionada pelo Conselho de Arts do Canadá para participar da “Résidence Cróisée” em Montreal/canadá onde ministrou Master class na UaQM e participou do Festival de Castelier em 2017. Atualmente esta em cena com o espetáculo Habite-me ( teatro de máscaras, bonecos e dança). Prática dança a dois.

Público alvo: Curiosos ao aprendizado

LABORATÓRIO DO MOVIMENTO

o corpo da literatura

com  Ana Paula Bouzas

2as das 14h às 16h30

  230,00 

Laboratório do Movimento é um espaço de investigação cujo foco é o corpo cênico: consciência, preparação, treinamento e pesquisa. O trabalho desenvolvido há alguns anos pela atriz, bailarina e coreógrafa Ana Paula Bouzas em cursos, oficinas e workshops é dedicado a estudantes e profissionais das artes cênicas (dança e teatro) e tem como objetivo produzir um campo de experiências tendo como ponto de partida o corpo, seu funcionamento e potencialidades expressivas, tanto no processo preparatório/investigativo do intérprete criador, como no momento da atuação. Um exercício da utilização sensível, inteligente e criativa de suas possibilidades. Em Laboratório do Movimento – o corpo da literatura a nossa proposta é usar como objeto de pesquisa para pequenas composições solos, personagens da literatura brasileira escolhidos pelos próprios participantes, que servirão como inspiração para o desenvolvimento de seus processos criativos.

Ana Paula é uma artista baiana nascida em Salvador, tem 48 anos, residente na cidade do Rio de Janeiro. Atriz, bailarina, coreógrafa, professora, também preparadora de elenco e diretora cênica em diversos projetos em teatro, cinema e TV. Graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela mesma instituição, fundou em 2015 a Meimundo Inventações Compartilhadas, núcleo de criação, ao lado Fabio Espirito Santo, produzindo espetáculos como INFERNO, EU ORGANIZO O MOVIMENTO e o musical AMOR BARATO.  Integrou a Cia Teatral do Movimento (RJ/Ana Kfouri), Cia de Teatro da Bahia (BA/ Fernando Guerreiro), Balé do Teatro Castro Alves (BA/ Debby Growald). Tem na sua formação experiências e parcerias nas diversas funções com profissionais como Marilena Ansaldi, Antonio Carlos Cardoso, Beth Goulart, Lazaro Ramos, Wagner Moura, Sidnei Cruz, Paulo Marques, Cristina Moura, Duda Maia, André Paes Leme, Vinicius Arneiro, Debora Lamm, Denise Namura, entre outros.

Corpo CriAtivo

com  Guilherme Gomes

terça e sexta as 16h

1x  95,00 | 2x  140,00 

Corpo CriAtivo é uma proposta de educação pelo movimento, através de brincadeiras e exercícios lúdicos. São atividades que trabalham coordenação motora, reflexos, alongamento e as diversas possibilidades do movimento corporal. A criança é apresentada a elementos do circo, dança e artes visuais, possibilitando uma maior compreensão e autonomia sobre sua movimentação, e estimulando o autoconhecimento e o respeito das diferenças.

Guilherme Gomes é artista e educador formado pela Escola nacional de Circo e pala Faculdade Angel Vianna. Com uma trajetória que caminha para a fusão das artes cênicas (o circo, a dança e teatro), atualmente cursa a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Como professor atua há 6 anos no ensino de circo em diferentes espaços de artes, nos últimos três anos vem se dedicando aos ensino para as crianças. No ultimo ano tornou-se professor em diferentes escolas no Rio de Janeiro, na Jardim Botânico  escola de educação infantil e no colégio São Vicente de Paula.

DANÇA NA TELA

 com Joana Poppe 

4as e 6as das 19h às 21h de

19/08 a 11/09 

R$100/R$ 80 (aluno e ex-alunos FAV/ EAV)

Apresentação das técnicas de roteiro audiovisual como storyline, sinopse, argumento, perfil de personagens para desenvolvimento de projetos audiovisuais. O curso visa a criação criativa e cinematográfica de projetos audiovisuais e digitais. A partir do trabalho com a escrita, estudaremos linguagens técnicas e a sua aplicação na produção audiovisual de curta metragens e videodança.

Joana Poppe é Doutoranda na ECO-UFRJ. Mestre em Artes Cênicas pela Unirio (2017), graduada em História pela mesma Universidade. Realizou o curso técnico pela Casa das Artes de Laranjeiras, e atualmente a extensão em Roteiro Audiovisual. Realizadora em produções audiovisuais para festivais no Rio de Janeiro e São Paulo. Além de ter trabalhado com grandes companhias como Teatro Oficina Uzyna Uzona, e outros processos coletivos. Indicada ao Prêmio Shell em 2019.

CONSCIENTIZAÇÃO DO MOVIMENTO

com Marcia Figueiredo

2as e 4as das 17h às 18h

1x  90,00 | 2x 110,00 

A aula propõe ao aluno uma prática de exercícios com base na Metodologia Angel Vianna, de consciência pelo movimento, proporcionando um espaço onde ele possa conhecer o próprio corpo, organizar sua estrutura corporal, equilibrar o tônus muscular, visando a qualidade de vida e o bem-estar. As aulas envolvem exercícios de alongamento, fortalecimento das principais cadeias musculares, flexibilidade articular, evitando dores crônicas causadas por má postura, sedentarismo, trazendo melhor disponibilidade e atitude corporal no seu dia-a-dia.

Márcia Figueiredo é graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna e formada pelo Curso Técnico em Bailarino Contemporâneo. Atualmente está cursando a Pós-graduação na Metodologia Angel Vianna. Seu trabalho é fundamentado nos ensinamentos de Angel e Klauss Vianna. Em sua formação teve contato com diversas técnicas corporais, tais como: Feldenkrais, Eutonia, Dança contemporânea, Pilates, Cadeias Musculares, Ballet clássico. Tem vasta experiência no ensino de técnicas corporais, tendo lecionado em diversas academias no Rio de Janeiro.  Ministrou cursos de extensão nas Faculdades de Música e de Teatro da UniRIo e oficinas de dança no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

Público alvo: jovens e adultos

CORPO CRIATIVO

com Mari Hermeto

2as e 4as das 17h30 às 18h30

1x  95,00 | 2x  140,00 

Corpo CriAtivo é uma proposta de educação pelo movimento, através de brincadeiras e exercícios lúdicos. São atividades que trabalham coordenação motora, reflexos, alongamento e as diversas possibilidades do movimento corporal. A criança é apresentada a elementos do circo, dança e artes visuais, possibilitando uma maior compreensão e autonomia sobre sua movimentação, e estimulando o autoconhecimento e o respeito das diferenças.

Maria Hermeto é profissional técnica em dança contemporânea (2019, Escola Angel Vianna) e circo (2016, AirCraft Circus School), bacharela em Artes (2013, Faculdade SENAI CETIQT) e bolsista no Programa de Fundamentação (2012, Escola de Artes Visuais Parque Lage). Desenvolveu o projeto Corpo CriAtivo, com atividades gravadas em vídeo veiculadas no seu Instagram e canal do YouTube, e também oferecendo aulas através da plataforma Tantocorpo. Em 2019 criou a oficina “Acrobacinhas: acrobacias para toda a família” para crianças e responsáveis ganharem intimidade com jogos corporais através da técnica circense de acrobacias em grupo. Desde 2016 é professora de circo para crianças, atualmente no Terraço do Circo e CircoLu/Studio Betina Guelmann.

Público alvo: 7 a 10 anos

DANÇA BUTOH e as metamorfoses do Corpo

com Caio Picarelli

3as e 5as das 14h às 15h15

 R$ 150,00 

Partindo das proposições poéticas e artísticas do Fundador da Dança Butoh – Tatsumi Hijikata (1928-1986), e de seu maior colaborador – Kazuo Ohno (1906-2010), o Curso de Dança Butoh e as Metamorfoses do Corpo busca explorar, através de dinâmicas e proposições somáticas que incentivem os corpos a atingirem novas percepções sensórias (internas) e físicas (externas) através da dança e a contemporaneidade de se refletir a Dança Butoh nos dias atuais. Trazendo referencial teórico e interativo, serão explorados conceitos e discursos deixados tanto por Hijikata quanto Ohno, assim como de outras pessoas relacionáveis, para experimentações e processos cartográficos, dentro do período de aula – mas não somente, como busca de novas experimentações da Carne. A aula se dividirá em: Percepções Somáticas – Metodologia Angel Vianna, Processo Vida-Arte de Anna Halprin e Bartenieff Fundamentals de Irmgard Bartenieff; Aquecimento para tonificação muscular e percepção de espacialidade – Body Weather, de Tanaka Min, e Sistema Laban/Bartenieff, criado por Rudolf Laban e sistematizado por Irmgard Bartenieff; Práticas Corp(o)éticas e bate-papo ao final da aula.

Caio Picarelli é bailarino de Butoh e artesão do corpo, sendo Preparador Corporal formado pela Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ. Atualmente é pesquisador e educador, além de colaborar com o Núcleo Experimental de Butô (SP) coordenado pelo Pesquisador e Bailarino Thiago Abel. Além de ter performado no Festival Panorama, foi bailarino convidado do Festival Corpos Críticos, sob curadoria de Nadam Guerra e Juliana Waehner. Tem seus trabalhos e pesquisas atravessadas por vivências e experiências com Angel Vianna (RJ), Marina Abramovic (Iugoslávia), Yoshito Ohno (Japão), Yukio Waguri (Japão), Tanaka Min (Alemanha), Anna Halprin (Estados Unidos) e Thiago Abel (SP).

Público alvo: Toda e qualquer pessoa que se interesse pela Dança Butoh; bailarinos e bailarinas, atores e atrizes, performers e pessoas que desejem se conscientizar da pluripotência corporal.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

a linguagem do corpo como protagonista

com Paula Lopes

4as e 6as das 16h às 17h

3as e sábados das 16h às 17h

  120,00 

Este curso tem como objetivo principal a descoberta e a consciência corporal (e de suas potencialidades) em movimento através do campo sensorial e material para o autodesenvolvimento. Com auxílio da metodologia Angel Vianna e dos estudos e pesquisas corporais de artistas como: José Gil, Pina Bausch, Rudolf Laban, Paulo Azevedo, Ohad Naharin, entre outros; e através de técnicas oriundas das danças urbanas, da profilaxia do movimento, do Jiu-Jítsu, do movimento animal, dos jogos de improviso e da composição coreográfica, a aula se dá num ambiente criativo e aberto à novas experiências, todavia sempre abraçada pelos conteúdos de prevenção de lesão e o autocuidado.  

Licenciada em dança pela faculdade Angel Vianna, Paula Lopes é dançarina, pesquisadora do corpo e profissional de danças urbanas pelo SPDRJ. Natural do Rio de Janeiro iniciou sua trajetória ainda criança no TAP e Jazz Dance. Lecionou em diversos locais como Lyceu Escola de Dança, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, SESC São José do Rio Preto, SESC Santos, entre outros.

Em 2015 entrou para Cia Gente como intérprete e assistente de direção na obra “mÓDIO”, ganhador do circuito SESC SP e assistente de direção na obra “BRUTAL” (2018) no Rio de Janeiro e São Paulo, ambas dirigidas pela Cia.

Foi dançarina oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em sua experiência em Bruxelas (BE), teve contato com a escola P.A.R.T.S de artes, com a cia Última Vez – Win Vandekeybus e outros artistas independentes também em 2016.

Foi Intérprete criadora no projeto “NOVO E NOTÁVEL – HIP HOP THEATRE” (2019) e no projeto “The Woman I Know” (2020) ambos dirigidos por Joseph Toonga (UK) e Ricardo Silva (PRT) integrantes do coletivo Just Us Dance Theatre (Londres – UK).

Atualmente é intérprete/dançarina, professora e assistente de direção na Cia Gente e leciona na Escola Angel Vianna e na Casa Azul Escola de Dança.

Público alvo: Todos que queiram se aproximar e/ou se aprofundar no universo do corpo em movimento na sua totalidade. Acima de 16 anos.

EXPRESSÃO CORPORAL

- Potência Criativa

com Nina Terra

  5as das 17h40 às 19h

100,00 

Expressão Corporal - Potência Criativa é uma prática para ativar a escuta dos movimentos internos e fazer a ponte para expressá-los. Essa prática visa sensibilizar o corpo e os sentidos, abrindo espaço para a criatividade e a potência. Pela apropriação de si, cada um pode se permitir afetar entendendo as possibilidades de movimento diante do que o atravessa. O que te move? O que está vivo em você? Como você sente agora? O que tem vontade de fazer agora? São algumas das perguntas que norteiam nosso encontro.

Esse trabalho foi desenvolvido a partir dos conhecimentos em Metodologia Angel Vianna, Arteterapia e Psicologia para a apropriação das possibilidades de movimento de cada um pelo caminho da consciência e expressividade pelo movimento. Ativando a energia criativa e a potência individual, é uma pesquisa de dança com liberdade e conexão, em um espaço de reconhecimento, confiança e troca.

Nina Terra é psicóloga, arteterapeuta, técnica em dança pela Escola Angel Vianna, instrutora de Yoga e pós graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Realiza atendimentos terapêuticos individuais, facilita vivências para conexão, integração e expressividade em grupos e empresas e faz parte do elenco, da preparação e da direção de movimento do EmBando, cia de voz e performance.

Público alvo:Todos os interessados em se investigar, sem pré requisitos. Abrir espaço para a escuta de si, a integração corporal e expressão do que pulsa no corpo.

FLUXO ACROBÁTICO

com Helena Heyzer

2as e 4as das 18h30às 20h

1x 120,00 | 2x  260,00 

O curso Fluxo Acrobático tem como objetivo proporcionar para todo o público adulto, leigo ou artista, uma experiência que une ferramentas corporais da Dança Contemporânea e movimentações acrobáticas para que o indivíduo possa encontrar, criar, arriscar e conhecer novos territórios potentes de fisicalidade e expressão em seu corpo.

 A aula tem como um dos focos principais a relação entre o aluno e o chão (entradas e saídas) a partir da utilização de pequenas sequências coreográficas, conectando padrões simples de movimento como a respiração, fluxo e liberação de energia, ativando as conexões centro–articulações e proporcionando ao corpo mover-se de forma integral. Através do uso do corpo em sua totalidade é possível unir as formas de movimento, as diferentes transformações de esforço e energia e os desafios proporcionados pelas acrobacias fortalecendo, potencializando e afirmando um estado de presença.

A aula conta também com exercícios que trabalham a flexibilidade, fortalecimento muscular, expressividade e a criação de repertórios de movimento. Assim o participante artista pode ser instigado a vivenciar um novo processo, e o público em geral estimulado a vivenciar o fazer artístico.

Helena Heyzer é formada no Curso Técnico de Bailarino Contemporâneo e Licenciada em dança pela Faculdade Escola Angel Vianna (2011 e 2017 respectivamente). Desde 2014 leciona no curso livre de Iniciação à Dança e Dinâmicas Acrobáticas na mesma instituição. Em 2012 ingressa como professora em instituições como Escola Parque, CEAT e EDEM, além de, ministrar workshops para escolas de dança, companhias de circo e dança no Rio de Janeiro.

Em 2013 iniciou sua trajetória no circo através do PROFAC (Curso Profissionalizante do Artista de Circo), da instituição Circo Crescer e Viver. Desde então une as linguagens do Circo e da Dança Contemporânea em seus trabalhos pedagógicos e artísticos. Atualmente leciona aulas de Circo nas escolas São Vicente de Paulo e CEAT, e Jazz Infantil no Instituto Kineret.

Público alvo: a partir de 15 anos.

MOVIMENTO FUNDAMENTAL

com

Ana Bevilaqua

2as e 4as das 17h30 às 19H

R$ 180, 00 (2x  por semana)/ R$ 160,00 (2x – alunos e ex-alunos EFAV)

R$ 130 (1x por semana)/R$ 120,00 (1x – alunos e ex-alunos EFAV)

Uma aula que enfatiza a mobilidade corporal, os percursos interno-externos do movimento e a conexão total do corpo, buscando sua integração como um todo e com o ambiente que o cerca. O curso propõe um aprofundamento no estudo prático/teórico dos Bartenieff Fundamentals (BFs), procurando perceber e integrar as categorias do Sistema Laban (Esforço, Espaço e Forma).

A eficiência do movimento está relacionada com a clara intenção que o movimento tem a fim de cumprir seu propósito que tanto pode ser: se levantar de uma posição deitada, alcançar um objeto acima da cabeça ou dar um belo giro em dança – todos eles vão comunicar algo. Essa intenção clara se relaciona com o lugar no Espaço para onde o movimento vai, sua iniciação interna e percurso que ele vai ativar, e as dinâmicas próprias escolhidas pelo corpo para dar ao movimento a máxima eficácia em sua Função e Expressão, com uma mínimo de desgaste corporal. Assim, a beleza e força deste trabalho (os BFs) é a integração que ele promove entre as categorias do Sistema Laban (Corpo/Esforço/Espaço/Forma), criando uma “presença”, um “estar conectado” em quem se move que é de ordem física, espacial e energética.

Ana Bevilaqua é bailarina e atriz, Mestre em Teatro pela UNI-RIO. Analista de Movimento Certificada em Sistema Laban (CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, em Nova Iorque (2008). Cursou também o Laban Centre for Movement and Dance em Londres (1990). Vem colaborando por mais de 30 anos com Regina Miranda, participando de diversos espetáculos de sua Cia. AtoresBailarinos do Rio de Janeiro. Trabalha igualmente em preparação corporal e direção de movimento para teatro. Faz parte do corpo docente da Faculdade Angel Vianna há quase 15 anos, onde ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação e atualmente coordena os cursos de graduação e a pós graduação em Sistema Laban/Bartenieff.

Público alvo:Para aqueles que buscam um trabalho de corpo/movimento prazeroso e inteligente. E para aqueles que desejam iniciar, praticar ou aprofundar os estudos de Sistema Laban/Bartenieff Fundamentals.

" Gente é como nuvem.

Sempre se transforma"

   Angel Vianna

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