marca Angel Vianna

planos de dança

Programa de estágio da FAV

Para o estudante, o estágio tem por finalidade o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. A experiência tem demonstrado que a prática do estágio é eficaz para o interesse das partes concedentes, das instituições de ensino, dos estagiários e de toda a sociedade, na medida em que os estudantes são inseridos no mundo do trabalho e, não raro,

admitidos, após o estágio, nas atividades profissionais da

própria parte concedente.

Planos de Dança – Programa de Estágio da FAV é um projeto de extensão da Faculdade Angel Vianna, que visa aproximar os alunos de estágio, do curso de Licenciatura em Dança da Instituição, a alunos de outras instituições e a comunidade em geral. Incentiva a aquisição das competências e habilidades necessárias aos futuros profissionais e oferece aos alunos participantes a oportunidade da vivência do ensino da dança e de atividades que utilizam em si o estudo do movimento.

O programa consiste em oferecer de forma gratuita os cursos ministrados pelos estagiários ao público em geral.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Permitir o desenvolvimento da Educação através da dança

e do movimento;

Estimular a aquisição de competências e habilidades necessárias aos futuros profissionais;

Oferecer oportunidade de vivenciar o ensino da dança e de atividades que em si utilizem o estudo do movimento;

Motivar a experiência de troca dos alunos da graduação com

alunos de outras instituições e com o público em geral;

​Incentivar a vida social, para o exercício da cidadania e para o ingresso qualificado e competitivo no mercado de trabalho.

Documentos necessários para inscrição nos cursos:

RG (apenas apresentar)

CPF (apenas apresentar)

Comprovante de residência (apenas apresentar)

Ficha de inscrição preenchida – disponível na secretaria

(nome, telefone e e-mail).

Mapeamentos Sensíveis - Dança Contemporânea

com Juliana Harari

Dia | Horário: quarta-feira e sexta-feira 10h-11:30h

Período:  01/09/2021 a 03/12/2021 

Descrição do curso:

Estes encontros terão propostas sensíveis buscando a autonomia dos corpos. Abrindo espaço para novas leituras do que é ter um corpo como o que vivemos, repleto de memórias e descobertas de novos traços de movimento, sendo nosso corpo um veículo mutável, ou seja, enquanto vivemos nos (re)fazemos e (co)criamos com a nossa presença. Trazendo para este espaço o entendimento de que a cada movimento vamos dando consistência para nossa liberdade gestual interpretativa. São estabelecidas então relações com as nossas memórias e suas atualizações no agora.

Público alvo: Pessoas acima de 16 anos

Número máximo de participantes:  10 alunos

Sobre a estagiária: 

Juliana Harari é artista e pesquisadora do corpo expressivo. Graduanda em licenciatura em dança pela Faculdade Angel Vianna, com experiência em teatro, circo, canto e artes plásticas

Ballet clássico iniciante

com Lucimar Cardoso

Dia | Horário: Quinta e sexta (8:30 as 10:00)

Período:  16/09/2021 a 03/12/2021 

Descrição do curso:

Além de envolver um  trabalho muscular de alongamento, fortalecimento, tonicidade e  flexibilidade, o Ballet clássico é uma prática que consiste em unir  técnica, música e atuação nos movimentos. São habilidades que vão sendo adquiridas pouco a pouco  através de exercícios  e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo. O curso vai procurar também trazer a  Conscientização corporal com uma abordagem na Metodologia Angel Vianna.

Público alvo: Jovem e adulto

Número máximo de participantes:  10 alunos

Sobre a estagiária: 

Iniciou a carreira dança em 1997, dando seguimento pela escola Ballet Dalal Achcar, fazendo Ballet Clássico e Ballet Royal com certificado em Cambridge. Formada pela academia Centro de Dança Rio, curso profissionalizante para corpo de baile. Participação nos jogos Pan-Americanos – abertura e encerramento. De lá pra cá ministrando aulas em escolas, academias e centros de dança. Formanda em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade Angel Vianna.

Expressões do Carnaval de rua Carioca

com Luísa Meira Silva

Dia | Horário:Segunda e Quarta – 9h30 até 11h

Período:  13/09/2021 a 01/12/2021 

Descrição do curso: A aula visa explorar a conscientização do movimento através do ritmo do carnaval carioca, com experimentações sonoras, trabalhos articulares, criações independentes e coreografias, sempre buscando trazer um pouco da energia das ruas para dentro das aulas.

Público alvo: Corpos que querem explorar suas possibilidades através do ritmo do Carnaval Carioca.

Número máximo de participantes:  20 alunos

Sobre a estagiária: 

 Dança desde os sete anos de idade, passou por aulas de diversos estilos como sapateado, jazz, ballet e hip hop. Em 2017 entrou para oficina de dança do bloco Amigos da Onça, participando dos desfiles desde então, além de alguns trabalhos com o bloco. No mesmo ano também ingressou para oficina de dança do bloco Agytoê. Compõe o corpo de dança e desenvolve performances do bloco Bloconcé. Atualmente cursa o 7° período de licenciatura da Faculdade de Dança Angel Vianna.

Práticas de Consciência e Criação no Movimento

com Carolina Crud de Carvalho

Dia | Horário:6, 7, 13, 14, 20, 21 de novembro e 4, 5 de dezembro

 Horário: 10h - 13h

Descrição do curso:

O curso é uma vivência prática de 8 encontros voltados para a ampliação das noções de consciência na realidade de cada participante. Através de caminhos criativos desejamos estimular a construção de corpos integrados em seus próprios fluxos de vida.

Serão trabalhados práticas e exercícios encontrados no Yoga, nas danças contemporâneas, e em trabalhos psico-físicos do teatro, a partir de elementos como: respirações, movimentação ocular, apoios, articulações, peles, músculos, ossos, atenção fluída, fluxos, dinâmicas, ritmos e canto.

Os encontros serão facilitados pelas professoras Gab Mariquito e Carolina Crud.

Público alvo: Pessoas que estão em processo de autoconhecimento de seus corpos. Pesquisa a corporeidade do movimento artístico e da presença em seus cotidianos.

Número máximo de participantes:  20- 25 alunos

Sobre a estagiária: 

Gab é uma artista expandida, professora e produtora, fez sua formação em licenciaturas em dança, na Faculdade Angel Vianna, e em teatro, na UNIRIO. Atualmente desenvolve uma pesquisa voltada para a escuta, consciência e criação artística no mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC- RIO.

 

Carolina é dançarina, professora, doula, aluna de canto lírico e faz sua formação em licenciatura em dança pela Faculdade Angel Vianna. Na faculdade está desenvolvendo uma pesquisa acerca da consciência corporal em gestantes. Além disso, está fazendo formação em Terapia Reichiana e suas práticas são desenvolvidas a partir desta perspectiva do corpo e do movimento vivo.