seminário Angel Vianna

marca Angel Vianna

O Seminário de Dança Angel Vianna se caracteriza pela criação de um amplo e múltiplo diálogo entre diversas perspectivas que atravessam a existência no corpo. Esse encontro produz desde reflexões sobre a práxis do artista contemporâneo e sua fruição criativa, até discussões teóricas sobre o conceito de corpo vivido na sociedade atual; além de ser espaço para intervenções e propostas artísticas ou de mídias integradas, visando o estreitamento dos fazeres da clínica, da arte, da educação e das

políticas culturais.

11° SEMINÁRIO ANGEL VIANNA 

FAV - Traço, UFRJ – Corporeilabs, UFF apresentam

TRAVESSIAS E ITINERRÂNCIAS

18 à 22/09/2019 – Teatro Cacilda Becker/FAV – RJ

O 11º Seminário da Faculdade Angel Vianna se propõe como evento-encontro desafiando, nessa sua edição, a construção em que tem se pautado nos seminários anteriores, com uma proposta inovadora para sua realização. Frente ao cenário cultural atual brasileiro se faz mais que necessário aliar forças para romper com as barreiras redutoras de recursos às manifestações artísticas. Nesse sentido A Escola e Faculdade Angel Vianna se associa às instituições de ensino e pesquisa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Núcleo de Pesquisa Traço e Universidade Federal Fluminense (UFF) – Corporeilabs, de modo a fortalecer e viabilizar que o campo da arte, na sua experimentação que se volta para a produção de novos modos de apreensão de mundo, consiga resistir e permanecer ativo.

Cabe ressaltar que parte do corpo docente dos laboratórios pertencentes às universidades participantes deste encontro fez sua formação na faculdade, cursos técnicos e pós-graduações da EFAV.

Criar é produzir com e no corpo – tal proposição encontra um rebatimento do senso comum onde pensar é repetir infinitamente, o mesmo. Portanto, entendemos que criar conceitos só é possível a partir de um corpo sensório, estésico que se fricciona com o mundo nos encontros vividos.  Angel nos implica em atravessamentos não só por propor estudos interdisciplinares e indisciplinados em seus currículos, mas por possibilitar práticas de experimentação que colocam em risco

os fechamentos semiotizados que impedem processos de criação e de pensamento crítico. A arte nos traz a possibilidade de, através de suas manifestações inscritas, por exemplo, no corpo, tornar possível outros modos de existir favorecendo um diferente futuro ao processo de humanização.

 

Esta proposta caracteriza o 11º Seminário da Faculdade Angel Vianna. Entendemos a arte como uma ferramenta fundamental para operar a desconstrução de um pensamento que se propõe a repetir esse estado colonizado em que não-pensar é prática subjetivante. Assim temos como meta propor temáticas que visem instaurar novos modos de pensabilidade ao rever as práticas de assujeitamento, entendendo o corpo como algo que aponta o futuro.

A equipe do 11° Seminário Angel Vianna agradece a presença de todos os participantes presentes, dos professores, alunos e funcionários da instituição, dos laboratórios corporais parceiros nesta edição - TRAÇO do PPGDAN da UFRJ e do CORPOREILABS da UFF, nesta realização de potências e intensidades que vivenciamos de 18 à 22/09 na FAV e no Teatro Cacilda Becker!

 

Agradecemos imensamente a parceria da FUNARTE, Fabiano Carneiro e toda a equipe do Teatro Cacilda Becker, Ricardo Malheiros, Kelly, Iara, Alcides, Rafael e todos os funcionários gentis e parceiros durante todos os dias do evento!

Convocamos a todos os que participaram do 11º Seminário Angel Vianna - Travessias e Itinerrâncias, com trabalhos teóricos e oficinas,  que enviem seus textos para publicação nos Anais eletrônicos até o dia 30 de novembro de 2019.

Serão publicados os textos completos dos trabalhos apresentados pelos conferencistas e pelos participantes das mesas, bem como os resumos expandidos das oficinas e Master Classes.

Veja as normas para publicação em

www.seminario.angelvianna.com.br/normas

Para ver os Anais das edições anteriores do 

Seminário Angel Vianna, clique no link   

seminario.angelvianna.com.br/anais

Para ver as informações sobre o 11º 

Seminário Angel Vianna, clique no link   

seminario.angelvianna.com.br/edicao-atual

O 11º Seminário Angel Vianna – Travessias e Itinerrâncias é uma co-realização FAV, UFRJ – Traço e UFF – Corporeilabs, sendo organizado colaborativamente pelos seguintes integrantes dessas 3 instituições: Ana Bevilaqua (FAV), Catarina Resende (UFF), Felipe Ribeiro (UFRJ), Frederico Paredes (FAV), Hélia Borges (FAV), Letícia Teixeira (UFRJ), Márcia Feijó (FAV), Maria Alice Poppe (UFRJ) e Patrícia Caetano (UFF/UFC).

" Gente é como nuvem. Sempre se transforma"

   Angel Vianna

  • Facebook
  • Instagram

Rua Jornalista Orlando Dantas, 2
Botafogo | Rio de Janeiro | 22231-010

 +55 (21) 25510099 | 2552-0139

982051842 

Curta e compartilhe!

​© 2018 desenvolvido por

Márcia Figueiredo